17/05/2011

OGX declara comercialidade de duas acumulações na Bacia do Parnaíba

A OGX Petróleo (OGXP3) apresentou à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) nesta terça-feira (17) as declarações de comercialidade das acumulações Califórnia e Fazenda São José, descobertas no Bloco PN-T-68, na Bacia do Parnaíba.

A petrolífera do megainvestidor Eike Batista classificou as declarações como “um marco” para a empresa, já que ocorrem menos de dois anos depois da aquisição das concessões. “Damos mais um passo importante rumo à produção", afirmou em nota Paulo Mendonça, Diretor Geral e de Exploração da OGX.

No documento enviado à ANP – que também está analisando os planos para desenvolvimento dos campos -, a OGX propõe a mudança de nome da acumulação de Califórnia para Campo Gavião Azul. Já a acumulação Fazenda São José deve ter seu nome alterado para Campo de Gavião Real.

MPX é parceira
As acumulações de Califórnia e Fazenda São José serão os primeiros campos de gás natural da OGX. A expectativa é que esses campos atinjam uma produção de 5,7 milhões de m3/dia já em 2013, o que corresponderá a uma produção total de 1,1 Tcf de gás.

"O gás natural a ser produzido na região deverá ser preferencialmente fornecido para usinas termoelétricas a serem construídas pela MPX Energia (MPXE3), em associação com a Petra Energia", explicou a empresa. A OGX Maranhão Petróleo e Gás (subsidiária da OGX que opera o bloco e foi responsável pela declaração de comercialidade) é uma sociedade entre OGX (66,6%) e MPX Energia (33,3%), que detém 70% de participação no referido bloco. A Petra detém os 30% restantes.

A OGX destacou ainda que a MPX já adquiriu o terreno para construção de uma termoelétrica no bloco, e já obteve a licença de instalação de 1.863 MW da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do Maranhão.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: