11/10/2011

Indústria de transformação do Reino Unido recua 0,3% em agosto

Por Marcílio Souza | Valor, com agências internacionais

LONDRES – A produção da indústria de transformação do Reino Unido recuou 0,3% em agosto ante julho e cresceu 1,5% na comparação com agosto do ano passado, a menor alta nessa base em 18 meses. As informações foram divulgadas pelo Departamento Nacional de Estatísticas do país (ONS, na sigla em inglês).

A produção industrial como um todo, que inclui mineração, extração de petróleo e gás e energia, aumentou 0,2% ante julho e caiu 1,0% na comparação com agosto do ano passado. A indústria responde por pouco mais de 15% do PIB britânico.

Os resultados vieram de maneira geral mais fracos que os de julho e do que as expectativas. Economistas previam estabilidade para a indústria de transformação na comparação mensal e alta de 1,6% na anual; para a indústria como um todo, projetavam recuo de 0,1% em agosto ante julho e queda de 0,9% na comparação com agosto do ano passado.

Os números apontam para dificuldades no setor industrial, diante da estagnação econômica doméstica e da fraca demanda internacional. Na semana passada, o presidente do Banco da Inglaterra, Mervyn King, disse que o país está perto do que pode ser a mais séria crise financeira da história.

“Não é mesmo um grande resultado (da indústria) e não há sinal de que os problemas estariam diminuindo”, disse à Bloomberg o economista-chefe para o Reino Unido na Scotia Capital, Alan Clarke. “As empresas industriais devem estar bastante cautelosas neste momento.”

(Marcílio Souza | Valor, com agências internacionais)

 

 

 

Nenhum comentário: