Por Luís Eduardo Leal | Valor | com agências internacionais
Tóquio – A economia japonesa recuou mais do que o sinalizado pelos dados preliminares do segundo trimestre, conforme informações divulgadas nesta sexta-feira. O dado revisado do PIB japonês no segundo trimestre indicou retração anualizada de 2,1% entre abril e junho, comparada a uma queda de 1,3% anunciada na divulgação do dado preliminar, há três semanas. As empresas cortaram investimentos em um ritmo mais acelerado do que o inicialmente estimado, após o terremoto e tsunami de março.
O dado revisado veio dentro das expectativas de economistas ouvidos pela Dow Jones. O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, chegou a operar em baixa de 0,7% com a revisão do PIB, mas passou a operar em alta de 0,1% nesta sexta-feira, após o pronunciamento do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o pacote de geração de empregos e de estímulos à economia americana.
Apesar da revisão do dado do PIB no segundo trimestre, os analistas permanecem otimistas quanto às perspectivas de recuperação econômica do Japão nos próximos trimestres, a ser impelida pelos esforços de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres naturais de março.
(Luís Eduardo Leal | Valor, com agências internacionais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário