10/10/2011

Merkel e Sarkozy preparam plano anti-crise para bancos

Brasil Econômico   - Por Pedro Latoeiro, do Diário Económico (Portugal)

 

Sarkozy: plano detalhado será entregue até o fim do mês

As maiores economias da Zona do Euro declararam estar empenhadas na recapitalização dos bancos europeus.

A Alemanha e a França estão confiantes de que vão conseguir encontrar um meio de evitar o colapso do sistema financeiro europeu.

A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy estiveram reunidos no domingo (9/10) durante toda a tarde e parte da noite, de modo a conseguir estabelecer uma estratégia comum para lidar com a crise do euro, que ameaça agora envolver também os bancos europeus.

Em conferência de imprensa, dada ontem logo após a sua chegada a Berlim, Sarkozy afirmou que os dois países decidiram "dar uma resposta [à crise] até ao fim do mês, porque a Europa tem que resolver os seus problemas antes da reunião do G20, em Cannes", que ocorre no início de Novembro.

Já Angela Merkel disse que a Alemanha está "pronta a recapitalizar os bancos" europeus, mas que tanto Paris como Berlim desejam estabelecer "critérios comuns" para este processo.

Ambos os líderes afirmaram ser "muito cedo" para entrar em detalhes sobre qual a solução que está a ser debatida entre a França e a Alemanha, mas Sarkozy garantiu que ele e Merkel estão "muito conscientes de que a França e a Alemanha têm uma responsabilidade particular para estabilizar o euro".

 

 

Nenhum comentário: