29/11/2011

Alemanha e França estudam possibilidades para maior integração fiscal

Fernando Ladeira de Azevedo

SÃO PAULO – A Alemanha e a França estão realizando estudos conjuntos para alcançarem uma integração fiscal mais forte na Zona do Euro, afirma a Reuters em reportagem publicada no último domingo (27), citando fontes de ambos os governos.

Segundo a publicação, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy entendem que não é possível realizar grandes mudanças no tratado, limitando o plano original da Alemanha em assinar um acordo entre os 27 membros da União Europeia até o final de 2012.

Desta forma, como a região não possui tanto tempo disponível para enfrentar a crise, diversas alternativas emergiram. Entre elas, há um acordo apenas entre os países membros da Zona do Euro. Outra opção seria um acordo separado da união, entre cerca de oito a dez países da Zona do Euro.

Por fim, a agência de notícias também reporta que há a alternativa de uma entendimento entre a França e a Alemanha, no qual outros países poderiam se juntar – o que provavelmente aconteceria, para que estes não se tornassem ainda mais expostos às pressões do mercado, diz a Reuters.

Detalhes em 9 de dezembro
Por outro lado, a agência de notícias cita um oficial do governo alemão, que diz não haver conversas secretas entre França e Alemanha, mas que ambos procuram mudanças limitadas no tratado, as quais devem ser apresentados na reunião dos líderes da União Europeia em 9 de dezembro.

Enquanto as opções estão sendo ativamente discutidas e tudo está movendo muito rápido, segundo uma fonte afirmou à Reuters, em primeiro de dezembro Sarkozy deverá discursar para revelar alguns detalhes entre as conversas com Merkel.

Detalhes de EFSF prontos para aprovação
Nesse meio tempo os ministros de finanças da Zona do Euro devem discutir os detalhes técnicos para alavancar os recursos disponíveis do EFSF (Fundo Europeu de Estabilização Financeira) em quatro a cinco vezes, com a expectativa de que tais negociações ocorram no encontro marcado para esta terça-feira. Segundo documentos obtidos pela Reuters, os detalhes operacionais já estão prontos para serem aprovados, apesar de não citar mais informações.

 

 

 

 

Nenhum comentário: