29/11/2011

Petrobras descobre óleo em área "madura" da bacia de campos

Descoberta foi comprovada através de amostragens de petróleo em rochas do pós-sal

Petrobras: empresa dará continuidade as atividades e investimentos previstos no plano de avaliação

São Paulo – A Petrobras comprovou a presença de óleo no poço Tucura, localizado na Bacia de Campos, na área conhecida como Complexo de Marlim. A descoberta foi feita durante o Projeto Varredura e “confirma o potencial remanescente de petróleo em áreas já consideradas em estágio maduro de exploração e produção”, segundo a empresa.

A confirmação de essa acumulação deve contribuir para a revitalização da produção nas concessões de Marlim e Voador, segundo a Petrobras. A descoberta foi comprovada através de amostragens de petróleo em rochas do pós-sal, em reservatório situado a 2.694 metros de profundidade.

Análises preliminares indicam que este óleo possui a mesma qualidade do encontrado nos campos adjacentes de Marlim e Voador, com cerca de 20 graus API (indicador que mede a qualidade do óleo). A Petrobras dará continuidade as atividades e investimentos previstos no plano de avaliação, incluindo a perfuração de um poço horizontal produtor.

O poço, conhecido oficialmente como 4-VD-18-RJS (4-BRSA-994-RJS), está situado entre os campos de produção de Voador e Marlim, a uma profundidade de 523 metros de lâmina d’água. O poço está localizado a 98 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro, a 3 quilômetros do Campo de Marlim e a 2,3 quilômetros da plataforma P-20.

 

 

 

 

Nenhum comentário: