08/11/2011

Produção industrial regional cai em 7 dos 14 estados pesquisados pelo IBGE

 

SÃO PAULO – Entre agosto e setembro de 2011, os índices regionais da produção  industrial mostraram taxas negativas em sete dos 14 locais, na série ajustada sazonalmente, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física - Regional divulgados nesta terça-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No acumulado de janeiro a setembro de 2011, frente a igual período do ano anterior, a expansão da atividade industrial em nível nacional (1,1%) alcançou nove dos 14 locais pesquisados.

Na análise trimestral, observa-se que o setor industrial, ao mostrar crescimento nulo (0,0%) no terceiro trimestre do ano, prosseguiu com a trajetória descendente iniciada no primeiro trimestre de 2010 (18,2%), ambas as comparações contra igual período do ano anterior.

Segundo a pesquisa, este resultado interrompeu sete trimestres seguidos de taxas positivas nesse tipo de confronto. Em nível regional, sete locais assinalaram taxas positivas no confronto do terceiro trimestre de 2011 com igual período de 2010.

Por fim, a média móvel trimestral para o total nacional recuou -0,6% entre agosto e setembro, acelerando o ritmo de queda frente ao resultado do mês anterior (-0,3%).

Por estados
Paraná, com queda de -13,5%, apontou o recuo mais acentuado, após acumular expansão de 20,4% nos últimos quatro meses de crescimento.

Os demais locais que assinalaram redução na produção acima da média nacional (-2,0%) foram: São Paulo (-4,2%), parque industrial mais diversificado do país e de maior peso na estrutura da indústria, Rio de Janeiro (-3,0%) e Minas Gerais (-2,7%).

Rio Grande do Sul (-1,4%), Santa Catarina (-0,8%) e Pará (-0,2%) também apontaram perdas na produção na passagem de agosto para setembro. Por outro lado, as sete áreas que registraram avanço na produção foram: Goiás (8,8%), Amazonas (4,3%), Ceará (2,5%), Espírito Santo (2,5%), Pernambuco (1,6%), região Nordeste (1,1%) e Bahia (1,0%).

 

 

 

Nenhum comentário: