29/11/2011

Vale deve desbancar Petrobras no Ibovespa

Por Daniele Camba

Apróxima carteira do Índice Bovespa, que vai vigorar entre janeiro e abril do ano que vem, promete mudanças importantes. Uma delas diz respeito às duas maiores vedetes do mercado. As ações preferenciais (PN, sem direito a voto) série A da Vale devem, mais uma vez, desbancar as PN da Petrobras e, assim, passarem a ser o papel mais importante dentro do índice.

De acordo com os cálculos da analista da corretora do Santander Renata Cabral, a participação das preferenciais da Petrobras dentro do Ibovespa cairá de 10,6% para 8,3%. Já a participação das PNA da Vale também deve cair, de 9,83% para 9,3%, de qualquer forma, ficando com um ponto percentual a mais que as PN da petrolífera.

Ações da Dasa e da Localiza podem estrear no indicador

"Essa mudança é bastante importante, já que são os papéis mais relevantes da bolsa", diz Renata. Ela acredita, no entanto, que é cedo para dizer que a vitória da Vale sobre a Petrobras veio para ficar. "Como é apenas um ponto percentual entre dois papéis altamente líquidos, podem ocorrer novas movimentações, tanto a favor da Petrobras quanto da nova líder", diz a analista. É provável que as duas gigantes fiquem se acotovelando entre a primeira e a segunda posição nas carteiras teóricas do Ibovespa.

Além de deixar a primeira posição no índice, a Petrobras terá a maior perda de participação entre todos os papéis do Ibovespa. Como as ações ON da OGX também devem perder relevância dentro do Ibovespa (de 6,33% para 5,33%), o setor de petróleo como um todo novamente vai ceder a liderança para o setor bancário. O peso de petróleo e gás, pelas contas da analista do Santander, deve cair de 21,6% para 18%, enquanto o peso dos bancos subirá de 20,2% para 20,6%.

O setor bancário já tinha roubado a liderança de petróleo e gás, mas perdeu na última carteira do Ibovespa graças ao aumento de participação das ordinárias da OGX, que conseguiram puxar a sardinha novamente para o lado do setor petrolífero. "A provável queda de Petrobras e de OGX vai ajudar os bancos a tomarem de volta o primeiro lugar", lembra a analista do Santander.

Outro destaque na próxima carteira do Ibovespa é a estreia das ações ordinárias da Dasa e da Localiza, com pesos de 0,65% e 0,61%, respectivamente. Com isso, o número de papéis do índice sobe de 68 para 70.

 

Na visão de Renata, a entrada dessas duas companhias faz parte de uma tendência maior de diversificação do Ibovespa, com o aumento dos setores voltados ao mercado interno. "Essa é uma tendência que só deve se intensificar pelo menos nos próximos dois anos", diz Renata.

Dentro dessa linha de aumento de participação dos papéis ligados ao mercado interno, o setor de construção é o que mais deve ganhar peso no Ibovespa a partir de janeiro, subindo dos atuais 8,9% para 11,7%. Boa parte desses 2,8 pontos percentuais a mais virá das ações PDG (+0,79 ponto percentual), Gafisa (+0,53) e MRV (+0,41).

Daniele Camba é repórter de Investimentos

E-mail daniele.camba@valor.com.br

 

 

 

 

Nenhum comentário: