29/11/2011

FMI nega conversas sobre programa de empréstimo para Itália

Por Bloomberg News

TÓQUIO - O Fundo Monetário Internacional (FMI) não está discutindo um pacote de resgate com a Itália e o Japão indicou que não houve tais conversas dentro do G-7, em meio a preocupações de que a Itália vai lutar para reduzir os custos dos empréstimos.

Um porta-voz do FMI disse que o organismo não está discutindo com as autoridades italianas um programa de financiamento. O jornal italiano La Stampa reportou que o Fundo estaria preparando um empréstimo da ordem de 600 bilhões de eruos para apoiar os esforços italianos visando restaurar a confiança do investidor.

"O FMI simplesmente não tem os recursos para tal ajuda", comentou o estrategista-chefe do Brown Brothers Harriman & Co. em Nova York, Marc Chandler. Ele também notou que não está claro se o Fundo seria capaz de ter um acordo com relação a alavancar sua capacidade para tal patamar.

O Fundo, que participa do socorro à Grécia, Irlanda e Portugal, tem cerca de US$ 390 bilhões disponíveis para empréstimos, conforme dados de meados deste mês. Segundo o La Stampa, o FMI teria várias opções para ampliar seu poder, incluindo uma coordenação com o Banco Central Europeu (BCE).

A Itália viu o juro de seus bônus de 10 anos passar de 7% neste mês, diante do ceticismo do investidor sobre se o país seria capaz de sustentar um encargo da dívida maior. Uma ajuda de 600 bilhões de euros permitiria à administração do primeiro-ministro Mario Monti ficar fora dos mercados de capitais por 12 meses a 18 meses enquanto implementa um aperto fiscal e busca reconquistar a confiança dos detentores de bônus.

 

 

 

 

Nenhum comentário: