13/10/2011

Nyse e Deutsche Börse prometem custo menor

Por Jacob Bunge | Dow Jones Newswires

O processo de integração dos sistemas de pregão das parceiras de fusão Deutsche Börse e Nyse Euronext poderá levar até três anos, mas proporcionará economia de custos significativa para clientes dos dois grupos, disse um alto executivo da NYSE Euronext.

A reformulação tecnológica de grande escala, que abrangerá todos os mercados americanos e europeus administrados pela empresa resultante da fusão, oferecerá um único ponto de entrada a todas as plataformas e reduzirá os gastos enfrentados pelas empresas para manter conexões e sistemas de monitoramento de risco separados para bolsas diferentes, disse Garry Jones, diretor mundial de derivativos da Nyse Euronext.

"Um cliente do setor bancário me disse que as maiores economias virão da mudança para uma única plataforma tecnológica", disse Jones. A Nyse Euronext e a Deutsche Börse aprovaram sua fusão formalmente em fevereiro, criando um novo bloco único em termos de registros de ações e o mercado futuro mais movimentado do mundo.

Para conquistar maior apoio entre os bancos e outros grandes clientes - alguns dos quais manifestaram preocupação com o poder que a bolsa ampliada terá sobre as tarifas cobradas pelas transações -, a NYSE e a Deutsche Börse enfatizaram a economia proporcionada aos clientes pelo negócio. Ao fundir as câmaras de compensação responsáveis pelos mercados europeus de derivativos das duas empresas, as firmas deverão registrar uma queda total de seus níveis de garantia de cerca de US$ 4 bilhões, disseram executivos. Jones sugeriu que a reformulação tecnológica, que, segundo ele, poderá levar de 18 a 36 meses para ser concluída, poderá ser igualmente significativa para alguns clientes.

Este mês a fusão dos grupos ingressou nos estágios finais de uma longa análise regulatória da parte das autoridades antitruste europeias, que tomarão uma decisão sobre o acordo até dezembro. Na semana passada os reguladores formularam objeções à fusão, que a Deutsche Börse e a Nyse tentarão negociar.

Além de reunir as plataformas, as bolsas estão estudando outras maneiras de competir com uma série de novos mercados concorrentes voltados para transações europeias com derivativos.

Uma ideia em discussão é reunir as garantias dos negócios de bônus e de recompra de títulos às garantias das posições futuras correspondentes, disse Jones. Ela já foi posta em prática nos EUA pela Nyse Euronext, que este ano lançou uma câmara de compensação com a Depository Trust & Clearing Corp. que permite que os clientes mantenham as garantias contra bônus do Tesouro dos EUA e contratos futuros de rendimentos dos títulos do Tesouro em um só lugar.

 

 

 

Nenhum comentário: