11/08/2011

Índice Nikkei encerra em baixa de 0,63% com perdas de bancos e exportadoras

SÃO PAULO – As ações do índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, terminaram o pregão desta quinta-feira (11) com leve queda de 0,63%, enquanto investidores continuavam a mudar suas posições para papéis mais relacionados com o mercado interno.

O benchmark Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, também fechou em baixa de 0,95%, e atingiu 19.595 pontos. Já o Shanghai Composite, da Bolsa de Xangai, registrou alta de 1,27%, encerrando a 2.582 pontos.

Financeiras e exportadoras
O dia em Tóquio mais uma vez foi de perdas para o setor financeiro e as empresas que dependem de receitas no exterior. Além de seguir o comportamento das bolsas de Nova York da véspera, o Nikkei também teve suas negociações concentradas em papéis relacionados à própria demanda japonesa.

Bancos como o Sumitomo, que teve baixa de 1,81% em suas ações, e o grupo financeiro da Mitsubishi, que caiu 1,92% ao fim do pregão, sofreram o impacto de rumores sobre dificuldades financeiras do francês Société Générale, segundo informa a CNBC. Os problemas, porém, foram negados pela instituição.

Com receio de que a economia global volte a uma recessão, exportadoras também sofreram impacto negativo. Os papéis da Panasonic desceram 1,72% ao fim do dia, e a Toyota perdeu 2,03% de valor em seus ativos.

Alívio em Xangai
Enquanto isso, a Bolsa de Xangai vivia uma corrida por ações baratas. Depois de sucessivas quedas no índice, várias empresas se encontravam em um cenário de valor de mercado abaixo do patrimônio líquido. Especulações de que um fundo de pensão chinês foi às compras na bolsa também animou os investidores.

O Economic Observer News, da China, afirmou que o fundo nacional de seguro social havia investido US$ 779 milhões em papéis relacionados à economia doméstica. A possibilidade, porém, de esse valor ter sido gasto em dobro, trouxe ganhos ao Shanghai Composite.

Ações da Air China avançaram 4,90%, enquanto as da China Eastern Airlines dispararam 10,08%. Entre bancos, o Industrial and Commercial Bank of China subiu 0,24%, e o Agricultural Bank of China, 1,16%.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: