19/07/2011

Estrangeiro aposta na queda da bolsa

Autor(es): Beatriz Cutait e Luciana Monteiro | De São Paulo

Valor Econômico - 19/07/2011

Chama a atenção o pessimismo cada vez maior dos investidores estrangeiros sobre o desempenho do mercado acionário brasileiro. Não por acaso, o número de contratos que apostam na queda do Índice Bovespa no mercado futuro, que já estava elevado, subiu ainda mais.

A posição "vendida" (que aposta na baixa) dos investidores externos em Ibovespa futuro atingiu 100.479 contratos na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) na sexta-feira passada, último dado disponível. Naquele pregão, o Ibovespa registrou queda de 0,34%, para 59.478 pontos.

O número de contratos vendidos em Ibovespa é 8.302 superior ao registrado no dia anterior, de 92.177. Até então, o recorde do ano havia sido registrado em 13 de junho, quando a posição vendida do investidor externo havia sido de 97.419 contratos.

A estratégia do estrangeiro de ficar vendido no índice futuro está intimamente ligada ao aumento da aversão ao risco no mundo, o que deixa os agentes mais pessimistas, ressalta Marcelo Pereira, sócio da Tag Investimentos. Além disso, diz ele, as posições vendidas crescem toda vez que ficam maiores os temores de que o governo eleve o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também para a renda variável. Só para lembrar, na semana passada, o mercado ficou atento à possibilidade de o governo adotar novas medidas, desta vez no mercado de derivativos, para conter a valorização do real.

O investidor estrangeiro que já tem dinheiro aplicado aqui acaba fazendo a operação no mercado futuro apostando na baixa do índice, de modo a proteger sua carteira de ações, explica Pereira. "Em vez de vender as ações e mandar o dinheiro para fora, ele trava a carteira de modo que, se houver alguma medida, quando ele voltar, ele não terá de trazer o dinheiro de volta e arcar com o imposto", diz.

 

Fonte: Um Investimentos

Nenhum comentário: