14/10/2011

Vale oferece minério de ferro a preço menor na China

Produtores de minério de ferro ofereceram aos fabricantes chineses de aço a opção de comprarem a matéria-prima por um preço mais baixo em contratos do quarto trimestre, segundo fontes disseram nesta sexta-feira, após a queda dos preços à vista para o menor nível em 11 meses.

Contratos trimestrais geralmente são baseados na média de preços à vista em um período de três meses até um mês antes do começo de cada trimestre.

Mas as fabricantes chinesas, com margens menores por causa dos baixos preços do aço, não estão dispostas a pagar mais do que US$ 175 por tonelada de minério de ferro no contrato de quarto trimestre baseado na média de preços à vista de junho até agosto, enquanto o atual preço é de US$ 160.

Três fontes em fábricas chinesas disseram à Reuters que produtores de minério de ferro, como a maior delas, a Vale (VALE5), teriam oferecido na China a possibilidade de pagar as entregas no quarto trimestre a preços mais atuais.

"Nós recebemos da Vale uma carta pedindo nossa opinião sobre mudar a precificação do quarto trimestre para uma base de preços à vista de outubro a dezembro", disse uma fonte de uma produtora de médio porte de aço da China.

"Outros produtores também disseram que vão considerar os interesses das fabricantes de minério de ferro e já tinham tomado tal decisão".

(Por Ruby Lian e Fayen Wong)

 

 

Nenhum comentário: