03/10/2011

Goldman Sachs é o principal candidato à compra da LME, diz 'FT'

Desde agosto de 2009, o Goldman aumentou sua participação na London Metal Exchange de 300 mil ações para 1,23 milhão

 

Hélio Barboza, da Agência Estado

LONDRES - O Goldman Sachs mais do que quadruplicou sua participação na London Metal Exchange (LME) nos últimos dois anos, o que faz do banco de investimentos dos EUA o favorito para a compra da bolsa de metais com 130 anos de existência, informa o site do jornal britânico "Financial Times". Desde agosto de 2009, o Goldman aumentou sua participação de 300 mil ações para 1,23 milhão, diz o site.

Centro do comércio mundial de metais, a LME informou na semana passada que foi abordada por mais de 10 candidatos à compra, uma transação com a qual os acionistas da bolsa esperam levantar mais de US$ 1,6 bilhão. Isso colocaria o valor de cada ação em cerca de 77,50 libras, 15 vezes o último preço negociado.

A propriedade da bolsa de 130 anos, que abriga o último pregão em viva voz da Europa, é restrita aos seus 94 membros, e as ações raramente vão ao mercado. A negociação mais recente de ações da LME foi a venda da participação do braço europeu do Lehman Brothers, que o Goldman comprou em julho, segundo disseram ao FT fontes próximas.

A onda de compras, segundo o FT, fez do banco norte-americano o maior acionista da LME, com uma participação de 9,5%, que pode valer até US$ 150 milhões. A futura venda da LME será o assunto mais importante da principal reunião anual do setor de metais, a "LME week", que começa nesta segunda-feira em Londres.

 

 

 

Nenhum comentário: