19/08/2011

Governantes da China expressam confiança na economia dos EUA

PEQUIM - O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse nesta sexta-feira que está "totalmente confiante" de que a economia dos EUA poderá superar as dificuldades e voltar ao caminho normal do desenvolvimento, informou a agência de notícias estatal Xinhua. Ele fez essas declarações, segundo a agência, durante a visita do vice-presidente americano, Joe Biden, ao país.

Também durante a visita de Biden, o vice-presidente da China, Xi Jinping, disse que a economia chinesa não vai sofrer um pouso forçado e que a dos EUA é resistente. Ele reiterou que Pequim manterá sua política macroeconômica, mas que também a tornará mais focada e flexível, com o objetivo de equilibrar a proteção do crescimento econômico com o combate à inflação.

Os comentários de Xi, que deverá suceder Hu Jintao como líder do Partido Comunista no ano que vem e tornar-se presidente em 2013, veio um dia após a forte queda dos mercados no mundo todo, prejudicados pelas preocupações fiscais e pela perspectiva de contração econômica global.

Durante seu discurso, Xi pediu aos EUA que aliviem restrições comerciais e que concedam tratamento justo para as empresas chinesas, acrescentando que os dois países não devem "politizar nem fazer sensacionalismo" com questões comerciais.

Os EUA e a China vão anunciar quase US$ 1 bilhão em acordos comerciais bilaterais durante a visita de Biden, disse uma autoridade dos EUA que está viajando com Biden, sem dar detalhes.

(Marcílio Souza | Valor, com agência Dow Jones)

Fonte: Uol

Nenhum comentário: