29/08/2011

As 10 principais notícias de negócios da semana

 

Semana de dança das cadeiras: nos Estados Unidos, Steve Jobs sai da Apple; no Brasil, Fábio Vianna sai da Paramount e Fábio Barbosa sai do Santander

São Paulo - Nessa semana, três executivos deixaram seus postos. Steve Jobs, da Apple, afastou-se da linha de frente em decorrência de problemas de saúde. Já Fábio Barbosa e Fábio Vianna saíram, respectivamente, do Santander Brasil e da Paramount para assumirem postos de liderança em outras empresas. Barbosa assume a presidência executiva da Abril e Viana será o presidente da Gradiente.

No BTG Pactual, a movimentação ficou por conta das negociações com a corretora  chilena Celfin. A corretora espera a aprovação de sua licença para operar nos Estados Unidos - a empresa espera que isso ocorra até o final do ano. 

Veja as principais notícias da semana: 

1) Steve Jobs sai da linha de frente da Apple

Steve Jobs, o executivo-chefe da Apple, anunciou na quarta-feira em comunicado sua saída do cargo e recomendou que Tim Cook seja seu substituto. Na carta na qual renuncia a cargo, Jobs não explicou os motivos que o levaram a tomar a decisão, mas tudo indica que a causa foi uma piora no seu estado de saúde. Jobs seguirá na empresa como presidente do Conselho de Administração.

2) BTG Pactual negocia fusão com corretora chilena Celfin

O BTG Pactual estuda uma fusão com a Cefin, uma corretora chilena que também atua no Peru e na Colômbia. Se o negócio for concluído, ele dará origem ao maior banco de investimentos da América Latina, segundo as empresas. O BTG Pactual e a Celfin acreditam que tem culturas similares e que sinergias "significativas" poderiam ser criadas com a fusão. Recentemente, o BTG Pactual entrou com pedido de companhia aberta na CVM. A Celfin espera a aprovação de sua licença para operar nos Estados Unidos – a empresa espera que isso ocorra até o final do ano.

3) Fábio Barbosa assume presidência executiva da Abril

O executivo Fábio Barbosa foi anunciado, na terça-feira, como o novo presidente executivo da Abril S.A. - a holding que comanda as operações de mídia, gráfica e distribuição do Grupo Abril. Barbosa também participará do conselho editorial. O executivo vai deixar o cargo de presidente do conselho de administração do Banco Santander Brasil no dia 22 de setembro e assumir a presidência da Abril em 26 de setembro.

4) Fábio Vianna assume a presidência da Gradiente

O executivo Fábio Vianna vai assumir a presidência da Gradiente. Vianna deixou há um mês o cargo de vice-presidente da Paramount Home Entertainment na América Latina. Ele trabalhou na Paramount durante 10 anos. Vianna assume a presidência da Gradiente em um momento estratégico – em que a empresa se prepara para voltar a operar.

5) Dívida do Corinthians sobe 41%

Entre janeiro e 31 de julho de 2011, a dívida do Corinthians cresceu 41% e atingiu 172,589 milhões de reais. Nesses sete meses, o Corinthians investiu 72,656 milhões de reais em atletas e imobilizado (como, por exemplo, a construção de um centro de treinamento). Em fevereiro, Ronaldo anunciou sua aposentadoria, e saiu do clube.

6) Grupo Boticário compra fatia na dona da Scala e da Trifil e estreia em moda feminina

O Grupo Boticário adquiriu uma participação no Grupo Scalina, marca de moda íntima feminina dona da Scala e da Trifil. O valor da aquisição não foi divulgado - tampouco o tamanho da fatia comprada. A compra é o primeiro passo do grupo brasileiro no segmento de moda. A Scalina é associada ao Carlyle, desde agosto de 2010. 

7) Empresas brasileiras à mercê de Kadafi 

Em tempos de caça a Muammar Kadafi, há empresas brasileiras que torcem para a provável queda do ditador não arrastar seus contratos bilionários. As construtoras, cujos contratos somam mais de 6 bilhões de dólares, estão entre as multinacionais brasileiras mais prejudicadas pelos conflitos na Líbia. As empresas estão, há pelo menos seis meses, com seus projetos empacados e sem a garantia de que serão retomados. 

A Odebrecht possui contratos avaliados em 5 bilhões de dólares. A Queiroz Galvão possui mais de 1 bilhão de dólares em projetos no país. A Petrobras também tem negócios na Líbia - quatro blocos exploratórios – e está com suas operações suspensa. Em nota, a estatal afirmou que vem acompanhando toda a situação na Líbia; mas disse que ainda é cedo para falar do futuro.

8) Plano de Eike de construir fábrica de carros com Nissan volta à tona

A montadora japonesa Nissan e o empresário Eike Batista continuam negociando uma parceria. A notícia confirmada na terça-feira pelo diretor operacional da montadora, Toshiyuki Shiga, à agência de notícias Bloomberg. Desde que o assunto veio à tona, os rumores apontam para a possível construção de uma fábrica da Nissan no Porto de Açu, que pertence a Eike. Eike estaria disposto a investir cerca de 1 bilhão de dólares na construção da nova fábrica. 

9) Skype compra startup por US$ 85 milhões

O Skype anunciou no último domingo a compra do GroupMe -  uma startup que atua no envio de mensagens de grupos por meio de celulares. O Skype não informa o valor do negócio, mas especula-se que a operação foi fechada por cerca de 85 milhões de dólares. Esse foi o primeiro negócio fechado desde que a Microsoft comprou o Skype por 8,5 bilhões de dólares no começo do ano.

10) Electrolux compra chilena CTI por US$ 691 milhões

A Electrolux anunciou na segunda-feira um acordo para comprar a fabricante de eletrodomésticos chilena CTI, além de uma subsidiária da empresa. O objetivo da Electrolux com a operação é aumentar sua presença em mercados emergentes. O negócio foi avaliado em 4,4 bilhões de coroas suecas (691,5 milhões de dólares).

 

 

 

Nenhum comentário: