30/08/2011

Direto ao ponto: mesmo com reunião do Copom, Selic não é preocupação principal do dia

SÃO PAULO - Após a forte volatilidade marcada nas últimas semanas, o Ibovespa engatou uma segunda-feira (29) positiva e avançou 2,83%, aos 54.976 pontos. O índice acompanhou a melhora no humor internacional após a fusão de dois grandes bancos na Grécia e a divulgação de indicadores norte-americanos do setor imobiliário e de consumo em linha com o esperado. Por aqui, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, elevou a meta do superávit primário, sinalizando um possível corte da taxa de juros.

O Copom (Comitê de Política Monetária) inicia sua reunião nesta terça-feira (30), para anunciar na sessão seguinte o juro básico que irá vigorar até o dia 19 de outubro. Diante da deterioração da economia internacional, Mantega reforçou, na véspera, que busca meios de reduzir a Selic de uma forma mais rápida que o anteriormente previsto, para evitar que a economia nacional não desacelere com força demais.

As especulações acerca da decisão do Copom, entretanto, não são o principal ponto a ser avaliado neste pregão, diz o analista da Amaril Franklin, Eduardo Machado. Ele afirma que a confiança do consumidor norte-americano e a ata do Fomc (Federal Open Market Committee) devem sustentar as movimentações do dia.

Por sua vez, a expectativa para os indicadores locais é que o IGP-M traga mais uma alta, de 0,43%, contrariando a deflação de 0,12% na medição anterior, sem surpreender, já que os números do IPC e IPC-S já mostraram tendência de elevação, explica o analista.

Mais uma vez, volatilidade
O noticiário da última segunda-feira contrariou uma série de pregões instáveis para a bolsa brasileira, mas foi pontual. A fusão dos bancos gregos e mesmo o aumento do superávit primário brasileiro foram fatores que não costumam ser recorrentes no noticiário econômico, explica Machado. Desta forma, a expectativa é que a sessão volte a mostrar volatilidade, dada a conjunção do impasse político e econômico que atinge as economias desenvolvidas.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: