30/08/2011

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

Bolsas na Europa caem após confiança econômica atingir pior nível desde 2008; índices futuros em Wall Street recuam com investidores à espera de dados previstos para hoje

 

1 Mercados: Investidores aguardam dados nos EUA. Os índices futuros nos Estados Unidos recuam com os investidores a espera de dados que podem sinalizar desaquecimento da economia americana. O mercado acompanha hoje os números da confiança do consumidor, além da divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central americano). Os investidores irão avaliar as razões que levaram a autoridade monetária a indicar que os juros seguirão baixos até 2013. Na Europa, Londres opera em alta, mas Paris e Frankfurt recuam após o índice de confiança econômica da região ter a maior queda desde dezembro de 2008.

Agenda do Investidor | No Brasil, o Banco Central inicia o primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve deliberar sobre os rumos da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 12,50% ao ano. De acordo com boletim Focus divulgado ontem pelo BC, a projeção para a Selic neste ano ficou estável em 12,50%, e para 2012 caiu de 12,50% para 12,38%. Vale lembrar que o governo anunciou ontem uma elevação em 10 bilhões de reais na meta de superávit primário deste ano para reforçar a situação fiscal do país em função da crise econômica global.

2 Mantega: medidas protegem Brasil de possível piora da crise. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o aumento da meta de superávit primário anunciado ontem tem como objetivo proteger o país dos possíveis efeitos da uma piora da crise internacional. "A economia mundial vive um momento delicado, em que os países avançados podem caminhar para a recessão," disse Mantega em mensagem gravada para evento de empresários, em São Paulo.

3 Economistas descartam corte imediato da taxa de juros. Foi uma boa tentativa, mas a elevação da meta de resultado das contas públicas em 10 bilhões de reais não será suficiente para convencer o Banco Central (BC) a cortar a taxa de juros na reunião que começa hoje e termina amanhã do Comitê de Política Monetária (Copom). Essa é a avaliação dos economistas José Francisco de Lima Gonçalves, do Banco Fator, e Fernando Montero, da Corretora Convenção.

4 Mudança vai obrigar Petrobras a importar mais gasolina. A diminuição da proporção de álcool na fórmula vai obrigar a Petrobras a comprar mais gasolina no exterior. "Com essa redução, teremos de importar mais gasolina para suprir o mercado. Mas, só teremos uma estimativa amanhã (hoje)", disse o diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa. Pelos cálculos de especialistas, se a redução do etanol fosse hoje, poderia haver uma ligeira queda de preço na bomba, já que o álcool sai das usinas a 1,30 real o litro, enquanto o preço da gasolina na refinaria está em 1,05 real.

5 Ação contra Gol pede devolução de R$ 39,4 milhões. O Ministério Público do Distrito Federal ingressou ontem com uma ação civil pública contra a Gol, pedindo o ressarcimento de 39,441 milhões de reais pela cobrança indevida de um título de capitalização batizado de seguro de viagem premiada . De acordo com o Ministério Público, o consumidor era obrigado a pagar três reais a cada bilhete emitido.

6 CCR vai avaliar entrada no setor de aeroportos. A Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) vai analisar a possibilidade de entrar no setor de aeroportos, de acordo com decisão de seu Conselho de Administração. Além disso, os acionistas controladores da empresa Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa podem transferir à CCR participação acionária em três aeroportos no exterior: Equador, Costa Rica e Curaçao. Para isso, será criado um comitê independente responsável pela análise da potencial aquisição de participação nesses empreendimentos.

7 Embraer recebe pedido de compra de 10 aviões da Kenya Airways. A Embraer recebeu o pedido de compra de 10 aviões da Kenya Airways, disse Tutus Naikuni, presidente da empresa queniana, para jornalistas em Nairobi, informa a Bloomberg. A Embraer ainda recebeu da Kenya Airways a opção de compra de outras 16 aeronaves. Os aviões serão entregues entre julho do ano que vem e 2013.

8 MMX obtém licença prévia para expansão da Unidade Serra Azul. A MMX Mineração recebeu licença prévia ambiental para a expansão de sua Unidade Serra Azul da Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do governo de Minas Gerais, segundo comunicado enviado ontem à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

9 PIB da Índia cresce 7,7% no segundo trimestre de 2011. A economia da Índia se expandiu à taxa de 7,7% no trimestre no período abril-junho, em relação ao mesmo período do ano passado, ajudada pelo forte crescimento no setor de serviços, de acordo com dados divulgados pela Organização Central de Estatísticas. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano fiscal, que começou em 1º de abril, foi menor do que os 9,3% de expansão no mesmo trimestre do ano passado.

10 Inflação pelo IGP-M fica em 0,44% em agosto, aponta FGV. Após dois meses em queda, a deflação chegou ao fim no Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M). O indicador subiu 0,44% em agosto, após cair 0,12% em julho, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa mensal foi a maior em quatro meses, mas ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro (entre 0,32% e 0,47%), sendo, no entanto, superior à mediana das projeções (0,41%).

Bônus I IPO da Zynga pode ser adiado, diz mídia. A produtora de jogos sociais Zynga pode postergar sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) devido às fracas condições de mercado e para responder a questionamentos da Securities and Exchange Commission (SEC, órgão regulador do mercado de capitais norte-americano), de acordo com reportagens da imprensa americana.

Bônus II Ação da Klabin a R$ 5 é oportunidade atrativa, diz BTG. As ações da Klabin estão atrativas no atual patamar de preço, avalia o BTG Pactual em um relatório publicado ontem. “Com a ação de volta abaixo de 5 reais, vamos um potencial de valorização atrativo e com a maior parte dos riscos precificada”, avaliam Edmo Chagas, Antonio Heluany e Humberto Meireles, que assinam o relatório. Eles reiteraram a recomendação de compra das ações e o preço-alvo de 7 reais.

 

 

Research
Research & Institucional

 

Um Investimentos
Corretora de Valores
Av.
Chedid Jafet, 222/Bl. A - 4° andar. CEP: 04551-065 - São Paulo - SP – Brasil

T +55 11 3525-3525

calls@eum.com.br | www.uminvestimentos.com.br

 

Nenhum comentário: