31/08/2011

CVM: falhas em ordens e cobranças indevidas são mais reclamadas por investidores

SÃO PAULO – Problemas como falhas na execução de ordens e cobranças indevidas são os mais reclamados pelos investidores na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), revelaram dados divulgados nesta terça-feira (30).

No primeiro semestre deste ano, o assunto "negociações com valores mobiliários", que trata desses problemas, foi o mais abordado, com 35,64% do total de processos de reclamações e denúncias na CVM. De acordo com a CVM, nesse grupo, cerca de 66% das manifestações se referiam a problemas ocorridos na negociação de ativos, em especial, ordens não cumpridas ou alegadamente realizadas sem a solicitação do cliente.

Ainda dentro do assunto mais reclamado, 18% dos casos foram relativos a problemas administrativos (demora no atendimento e cobranças indevidas), 13% relataram operações que teriam sido realizadas sem a observância de regras de mercado e 3% apontaram problemas na subscrição em ofertas públicas.

O ranking
Em segundo lugar nas reclamações estão os fundos de investimento, que ficaram com 16,44% do total, devido ao relato de problemas que diziam respeito à rentabilidade auferida e a dificuldades de localização de saldos de investimento.

De acordo com a CVM, 47% das reclamações em relação aos fundos trataram de localização de aplicações do Fundo 157*, enquanto o percentual restante decorreu, principalmente, de problemas no resgate de aplicações.

Posição acionária foi o terceiro assunto mais reclamado, com 8,91% do total. Empatadas em quarto lugar, com 4,36% das reclamações, ficaram os questionamentos sobre prestadores de serviço, medidas adotadas por controlador e/ou administrador da companhia e demora na transferência de ações.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: