30/08/2011

Citi revisa projeções para Zona do Euro e vê recessão na Itália e Espanha em 2012

SÃO PAULO - De acordo com o Citigroup, a economia da Zona do Euro deverá crescer menos do que o anteriormente esperado, e Itália e Espanha, duas das maiores economias do continente, deverão apresentar recessão em 2012, assim como Irlanda, Portugal e Grécia.

Os indicadores econômicos das principais economias do continente decepcionaram no segundo trimestre, de acordo com os economistas Michael Saunders, Jürgen Michels e Giada Giani. A equipe de análise lembra que a revisão da demanda doméstica europeia, resultado de um maior aperto fiscal no continente, e a deterioração do cenário externo também colaboram para a redução dessas estimativas.

Crise se espalha
Saunders, Michels e Giani lembram que a crise da dívida soberana tem se espalhado, atingindo Itália e Espanha, levando-a ao nível que o Citi alertara previamente: o momento em que a crise deprime as principais economias do continente.

Assim, Alemanha e França mostraram crescimento menor do que o esperado durante o segundo trimestre, embora parte dos fatores deva se reverter no terceiro trimestre, como lembra o Citi. Com isso, aumentam-se as preocupações acerca da França, que pode vir a experimentar problemas similares à Espanha e Itália. Dessa forma, o governo francês se junta ao italiano e ao espanhol na apresentação de medidas de austeridade para evitar o destino de Irlanda, Grécia e Portugal.

Já o BCE (Banco Central Europeu) deverá reagir esse cenário com a manutenção da taxa de juros até pelo menos o ano de 2013.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: