15/08/2011

Bolsas europeias estendem ganhos da última sessão e registram alta

SÃO PAULO – Os principais índices acionários da Europa revelam trajetória de leve alta na manhã desta segunda-feira (15), impulsionados por uma contração menor que a esperada na economia japonesa. O movimento positivo dá continuidade aos ganhos da última sessão, quando a proibição à venda a descoberto em alguns países da Zona do Euro impulsionou as negociações.

Desta vez, o PIB (Produto Interno Bruto) do Japão se retraiu em 1,3% no segundo trimestre deste ano sobre o mesmo período de 2010, ao passo que na comparação com os três primeiros meses deste ano o recuo foi de 0,3%. Após o anúncio, os principais índices acionários da Ásia registraram forte alta. Na Europa, as bolsas de Madrid, na Espanha, e Milão, na Itália, não funcionam nesta sessão por conta de feriados públicos.

Expectativa por BCE
Enquanto isso, além da expectativa pelo encontro entre Ângela Merkel, chanceler alemã, e Nicolas Sarkozy, presidente da França, na próxima terça-feira, o BCE (Banco Central Europeu) deverá divulgar ainda nesta segunda-feira o volume de títulos da dívida dos países da Zona do Euro que possui em carteira.

Por outro lado, até o momento não há notícias de que a instituição esteja comprando títulos de países como Itália e Espanha, assim como fez na semana anterior. No entanto, as ações de instituições financeira continuam em destaque, com forte queda para os bancos no Reino Unido – como o Barclays (-3,23%) -, enquanto os da Alemanha avançam, conforme alta de 1,95% para as do Commerzbank.

Fonte; InfoMoney

Nenhum comentário: