15/08/2011

Crise aquece o mercado de viagens internacionais

SÃO PAULO – Mesmo faltando mais de 15 dias para o início da baixa temporada dos pacotes de viagens internacionais, o mercado já está aquecido. Com a baixa do dólar é possível encontrar descontos de até 30% nos pacotes para fora do Brasil.

Segundo assessoria de imprensa da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), a crise dos EUA e a baixa do dólar aqueceram o mercado de viagem internacional do País.

De acordo com a Abav, mesmo os preços estando mais caros que o mesmo período de 2010, onde era possível encontrar descontos de até 50% nos pacotes internacionais, o brasileiro nunca saiu tanto do Brasil como em 2011.

Real
Segundo Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), o real está valorizado sobre todas as moedas e dificilmente o turista vai trocar a Europa por outros destinos como a América do Sul, por exemplo.

"O Brasil está blindado e a crise ainda não atingiu o nosso câmbio, a economia do país está saudável", afirma Marco Ferraz, presidente da Braztoa.

Para ele o brasileiro esta aprendendo a comprar com antecedência e isso é bom tanto para o consumidor quanto para o mercado.

Destinos
Segundo Marco, os turistas não estão deixando de viajar para os países em crise, muito pelo contrário, nos EUA, por exemplo, o número de emissão de visto têm aumento consideravelmente nos consulados.

Já a classe média, que cresceu mais de 30 milhões nos últimos anos, preferem fazer sua primeira viagem internacional para países da América do Sul, como Chile e Argentina, não por conta da crise, mas, sim, por não precisar de passaporte e visto para entrar nesses países.

Fique atento
De acordo com Marco, enquanto o câmbio estiver entre R$ 1,65 e R$ 1,70 é um bom momento para fazer viagens internacionais, mas se a crise piorar e afetar o País, esses números podem subir e o turista deve pensar bem antes de sair.

Fonte: Uol

Nenhum comentário: