Quando a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) atinge um limite de baixa de 10% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, os negócios são todos paralisados automaticamente por 30 minutos.
O mecanismo, conhecido como Circuit Breaker, também é usado em outros mercados no mundo e serve para garantir "proteção à volatilidade excessiva em momentos atípicos de mercado", segundo a Bovespa.
Se ao reabrir os negócios, a variação do Ibovespa atinge uma queda de 15% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, os mercados são interrompidos novamente por uma hora.
Após a reabertura do pregão, se a variação do índice atingir uma queda de 20% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, aí os mercados podem ser interrompidos por qualquer prazo definido pela Bovespa. Esse prazo é divulgado ao mercado pela Agência Bovespa de Notícias.
Não ocorre interrupção dos negócios na última meia hora de funcionamento do pregão. Se ocorrer a interrupção dos negócios na penúltima meia hora de negociação, na reabertura dos negócios o horário será prorrogado em, no máximo, mais 30 minutos para que compradores e vendedores ajustem suas posições.
Ou seja, sempre haverá um período de 30 minutos de negociações contínuas no final da sessão, sem que o Circuit Breaker possa ser acionado nesse período.
Regras na Bolsa de NY
Na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) o sistema também é usado, porém com regras diferentes.
Quando os negócios chegam a uma queda de 1.350 pontos em relação ao último pregão, antes das 14h (horário de Nova York), a negociação é suspensa por uma hora. Se isso acontecer entre as 14h e 14h30 da tarde o pregão é interrompido por 30 minutos. Depois deste horário a Bolsa não intervém.
Quando as perdas se acumulam para o patamar de 2.700 pontos, antes das 13h, o pregão é interrompido por duas horas, por uma hora entre 13h e 14h e pelo restante do dia se o nível for atingido após as 14h. Se mesmo depois das interrupções o mercado seguir em queda e atingir uma desvalorização de 4.050 pontos, o pregão é interrompido por todo o dia, independentemente do horário em que isso ocorrer.
(Com informações do Infomoney)
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário