22/08/2011

Direto ao ponto: cautela e aversão ao risco devem ditar rumos do Ibovespa

SÃO PAULO - A exemplo da volatilidade do Ibovespa observada na última na sexta-feira (19), quando o índice oscilou entre o campo positivo e negativo e acentuou suas perdas no final da sessão, fechando em queda de 1,29% aos, 52.447 pontos, a aversão ao risco e receio sobre o desempenho da economia mundial devem novamente ditar o pregão desta segunda-feira (22).

Diante disso, na opinião da economista-chefe da Link Investimentos, Marianna Costa, o desempenho da bolsa continuará sendo norteado pelos noticiários do mercado externo. "O sentimento continua sendo de cautela frente ao um cenário ainda bastante incerto, tanto do lado macroeconômico como do lado político. Em uma leitura um pouco mais particular, uma dúvida um pouco maior a respeito da dinâmica da economia norte-americana e outra dúvida a respeito das discussões sobre uma saída para a crise na Europa", explica a economista.

De olho na inflação
Com uma agenda econômica um pouco mais vazia nos Estados Unidos na segunda-feira, com destaque apenas para o Índice Nacional de Atividade Industrial, publicado pelo Federal Reserve, os investidores acompanharão também os indicadores de inflação no front doméstico, com a divulgação da segunda prévia do IGP-M (Índice geral de Preço ao Mercado), pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), e o Boletim Focus, pelo Banco Central, que permite traçar as projeções para a economia brasileira.

De acordo com a Marianna Costa, os números do IPCA-15 (Índice de Preço ao Consumidor), apresentados na sexta-feira (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam para um provável reajuste das projeções na inflação para o ano de 2011.

"O número ficou um pouco acima do esperado e, por si só, coloca uma pressão para cima nessa expectativa de 2011 e não alivia muito a situação de 2012. Talvez não altere a projeção de 2012, mas sugere que a situação dos preços ainda é de bastante pressão", explica.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: