21/08/2011

Mini-curso: Opções - Rolagem

Agora que já falamos sobre compra a seco, venda coberta, financiamento, trava de alta e trava de baixa, e antes de entrarmos nas próximas operações, vamos falar sobre rolagem, que se trata de um recurso utilizado para minimizar prejuízos, aumentar lucros e prolongar operações, porém, não é um recurso que só tem lado positivo, e seu uso pode trazer uma diminuição do lucro e principalmente um aumento do prejuízo, que se não for bem gerenciado, pode ficar gigantesco.

A rolagem é um recurso importante, útil em alguns casos e muito perigoso em outros, portanto, muito cuidado ao rolar uma operação, analise muito bem se é a melhor alternativa, e não use a rolagem para tentar eliminar ou mascarar prejuízos que não podem ser eliminados, pois é justamente nesses casos, na tentativa desesperada de salvar uma operação com risco controlado, que o operador que usa a rolagem pode criar uma bola de neve e ter prejuízos altíssimos, que ficam impraticáveis e destroem grande parte do seu capital.

De todas as operações que já vimos até o momento, a rolagem pode ser usada na venda coberta, no financiamento, e nas travas de alta e baixa. Já na compra a seco ela não faz sentido.

Você pode rolar a série, o strike, ou até mesmo ambos. Mas afinal, o que é rolagem? Rolar uma operação, é simplesmente trocar a série ou o strike em que você estava posicionado, por exemplo, imagina que você havia feito uma venda coberta da PETRE26 por 1,00, quando as ações da PETR4 valiam 25,00, após alguns dias, o valor da ação daiu para 23,50, e o preço da opção PETRE26 caiu para 0,20, nesse momento você tem algumas alternativas, esperar até o dia do vencimento para ver se a opção vira pó e você tem o lucro máximo da operação, pode recomprar a opção pois já teve um ótimo lucro (0,80 por opção vendida), ou você pode fazer uma rolagem, rolando a série, o strike ou ambos, se decidir rolar o strike, você pode recomprar a PETRE26 por 0,20, e vender a PETRE24 por 0,70, aumentando seu lucro potencial, porém, aumentando o risco, pois caso a PETR4 chegue no dia do exercício a menos de 24,00, você terá ganho os 0,80 centavos da venda da PETRE26 e também os 0,70 da venda da PETRE24, o que te dará um lucro de 1,50. Por outro lado, você será exercído se a ação fechar acima de 24,00, o que antes só aconteceria se a ação passasse dos 26,00, o que pode te trazer um prejuízo na venda da ação, ou um lucro menor, pois estará vendendo por 2,00 a menos.

A outra possibilidade, seria rolar a série, ou seja, você recompra a PETRE26 por 0,20, pois não tem mais muito a ganhar, e vende a PETRF26 por 0,60, nesse momento, você está mudando a série da opção, e trocando uma opção que vence em maio por uma que vence em junho, ou seja, você está prorrogando a operação por mais 30 dias. Nesse caso, pode acontecer de a PETR4 ficar abaixo de 26,00 ou acima desse valor no dia do exercício em junho, se ficar abaixo, você ganhou os 0,80 da referentes a venda da PETRE26 e mais os 0,60 referente a venda da PETRF26, ou se ficar acima, você é exercído.

Um erro comum e arriscado, praticado por muitos, que em alguns casos pode ser util é rolar a venda coberta para um strike superior, para uma série seguinte e as vezes os dois juntos, afim de evitar o exercício. Essa rolagem pode evitar o exercício, porém, pode acontecer que mesmo com a rolagem a ação continue acima da opção vendida e o exercício ocorra. O grande problema nesses casos é a venda de uma opção que não é eficiente, pois muitas vezes a venda é feita apenas para evitar o exercício, não seguindo nem respeitando o objetivo da venda de opções que é vender um bom VE. O resultado desse tipo de operação poder ser um prejuízo grande ou a perda de muito lucro que o operador poderia ter em um período, apenas por não querer aceitar perder uma operação enquanto o prejuízo é pequeno.

Nós vamos ver como fazer a rolagem para todo tipo de operação, não só na venda coberta, mas a venda coberta é um exemplo de fácil compreensão, pois é a operação mais simples. No nosso exemplo acima, repare que a rolagem pode trazer um bom resultado, como um resultado ruim, ou seja, pode aumenatr nosso lucro, como também pode reduzí-lo ou até mesmo transformá-lo em prejuízo, por isso, muito cuidado com a rolagem, use-a com critério, de preferência seguindo as mesmas regras que usa para montar a operação, pois no fim, a rolagem nada mais é do que mudar a operação antiga para uma nova, então, essa nova deve estar dentro dos seus critérios de montagem e risco.

Pensando em um financiamento, podemos rolar para a série seguinte, para prorrogar o financiamento e buscar extrair taxa do mercado por mais um mês, recurso bastante interessante quando o mercado segue sem volatilidade, pois se a ação subiu muito, faz mais sentido montar uma nova operação de financiamento, pois o objetivo aqui é extrair taxa do mercado, através da compra de uma ação e venda de uma opção, conforme vimos anteriormente.

Outra forma de rolagem que pode ser utilizada em um financiamento é trocar o strike para baixo, para tentar diminuir um prejuízo, por exemplo, imagine que foi feita a compra de 1000 VALE5 a 47,00, e vendido 1000 VALED44 a 3,66, nós teríamos o seguinte caso:
Compra de 1000 Vale5 a 47,00 totalizando 47.000,00
Recebemos 3.660,00 na venda da opção
Preço de proteção em 43,43 (47,00 - 3,66)
Venderíamos Vale5 a 43,73, o que daria 43.730,00
Ao todo pagaríamos 47.000
Ao todo receberíamos 47.390
Teríamos um lucro de 390,00, o que equivale a 0,90% de retorno e uma proteção de 7% contra quedas.

Para a situação acima caso a VALE5 esteja valendo 43,43 ou mais, nós não temos prejuízo, caso esteja valendo menos, começamos a ter prejuízo, e ele irá aumentando conforme a VALE5 perde valor. Para esses casos, pode ser interessante, para minimizar o prejuízo, recomprar a opção D44 e vender a D42, o que funcionará caso a VALE5 fique acima do valor de strike da D42, reduzindo o prejuízo adquirido na montagem inicial, pois se ganhou um pouco mais de taxa na rolagem, porém, esse tipo de operação não transforma prejuízo em lucro, apenas reduz o prejuízo em caso de sucesso, porém, pode aumentar consideravelmente o prejuízo caso a VALE5 fique abaixo do strike da D42, portanto, muito cuidado com a rolagem em um financiamento, o melhor na maioria das vezes é stopar a operação com um pequeno prejuízo.

Para a trava de baixa e a trava de alta, o funcionamento é semelhante, imagine que você montou uma trava de baixa vendendo 1000 PETRE26 e comprando 1000 PETRE28, após alguns dias, o mercado caiu bastante, e a chance da sua operação ter sucesso é muito grande e você acredita que pode rolar para um strike inferior a ponto de obter mais lucro, com isso, você vende 1000 PETRE28, compra 2000 PETRE26, e vende 1000 PETRE24, podendo ter um lucro maior, mas correndo maior risco de a operação dar errado, e passar a ter prejuízo.
A rolagem também pode ser ao contrário, por exemplo, imaginando o caso acima, caso a operação vá contra você, é posível rolar para um strike superior, dessa forma você trocaria a trava PETRE26/PETRE28 por PETRE28/PETRE30, podendo diminuir o prejuizo que vinha tendo, ou, caso a ação continue subindo, aumentar consideravelmente o prejuízo. Também é possível rolar para a série seguinte, tanto para aumentar o lucro, como para minimizar ou evitar um prejuizo.

Se tratando de uma trava de alta, o funcionamento é exatamente igual para a trava de baixa, porém, ao contrário. Você tendo comprado 1000 VALED42 e vendido 1000 VALED44, e a VALE5 passe a subir, você pode querer aumentar o lucro trocando a trava para ficar comprado na VALED44 e vendido na VALED46, zerando a posição anterior, mas correndo maior risco de perder a operação. Caso você esteja com a trava de alta montada com a D42/D44 e o preço das ações da VALE5 caiam, você pode tentar minimizar o prejuizo trocando a trava para a D40/D42. Também é possível rolar para a série seguinte, afim de prorrogar a operação para tentar maior lucro, minimizar ou evitar um prejuízo, assumindo novos riscos.

Um ponto importante, principalmente para operações que dependem da venda de alto VE, como a venda coberta, o financiamento e a trava de baixa, ao rolar o strike dentro de uma mesma série, é necessário lembrar que a opção perde VE com a passagem do tempo, e quanto mais perto do vencimento, menor o VE, até que chegue a zero no dia do vencimento. No Brasil como temos vencimento de opções todos os meses, muitas vezes rolar para um strike inferior dentro de uma mesma série é muito difícil, pois o tempo já terá corroído grande parte do VE da opção, inviabilizando a rolagem, já que o objetivo é sempre vender alto VE.

Resumindo, a rolagem é uma operação poderosa, útil, porém, muito perigosa, podendo aumentar os lucros, reduzir um prejuízo, mas por outro lado, pode aumentar e muito um prejuízo, transformando o prejuízo da operação em uma bola de neve. Portanto, muito cuidado ao usar a rolagem, analise muito bem a operação, faça os cálculos de quanto de lucro ela pode te trazer, e principalmente, de quanto prejuízo ela pode te trazer, e só faça a rolagem se tiver certeza que é a melhor opção para o caso, e que o prejuízo que poderá ter está dentro de suas condições.

Em breve continuamos com nosso mini-curso falando sobre as operações alvo.

Nenhum comentário: