12/08/2011

Países europeus proíbem venda de ações a descoberto

Bloomberg News

 

Texto:-A +A

Descrição: cid:image001.gif@01CC58D3.15A5E880

LONDRES - França, Espanha, Itália e Bélgica proibiram a venda de ações a descoberto (sem o papel “em mãos”) para estabilizar seus mercados acionários, após as ações dos bancos europeus, incluindo o Société Générale, atingirem a cotação mais baixa desde a crise financeira de 2008.

"A venda a descoberto pode ser uma estratégia válida de negociação, mas quando usada em combinação com falsos rumores de mercado, se torna claramente abusiva", disse em comunicado a ESMA, autoridade que regula o trabalho das autoridades financeiras dos 27 países da União Européia.

Os reguladores nacionais irão impor proibições "para restringir os ganhos obtidos por quem espalha boatos falsos”. Os “cães de guarda” estão tentando conter a debandada que levou as ações de bancos europeus ao seu menor nível em quase dois anos e meio, além de acabar com a preocupação de que os credores europeus podem estar com dificuldades para se financiarem.

Os empréstimos overnight dos bancos subiram para o mais alto nível em três meses ontem, um sinal de que alguns credores podem ter necessidade emergencial de dinheiro.

Os reguladores impuseram limites semelhantes sobre as vendas a descoberto em setembro de 2008, após o colapso do Lehman Brothers.

(Bloomberg News)

 

 

 

Nenhum comentário: