22/08/2011

Confiança do consumidor segue estável em agosto, aponta Fecomercio

SÃO PAULO – Os consumidores paulistanos continuam confiantes no mês de agosto, segundo o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo, apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio). No período, o indicador manteve estabilidade ao registrar 152,7 pontos em agosto, o que representa ligeira queda, de 0,1%, na comparação com os 152,9 pontos registrados em julho. A escala varia de 0 a 200 pontos, e demonstra otimismo quando acima dos 100 pontos.

O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mede o grau de satisfação dos consumidores com o momento atual da economia, aponta queda de 0,5%, ao passar de 150,6 em julho para 149,8 pontos em agosto.

Já o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), quesito responsável por medir o nível de otimismo do consumidor em relação à situação econômica em um futuro próximo, apresentou alta de 0,1%, ao subir de 154,5 pontos em julho para 154,6 pontos em agosto.

A assessoria técnica da Fecomercio projeta ser possível que “diante de um cenário menos favorável e com percepções de que o ritmo da atividade econômica está desacelerando, o consumidor incorpore a situação em suas avaliações, ajuste as expectativas em relação ao presente e tenha perspectivas ligeiramente menos otimistas”.

(Valor)

 

 

 

Nenhum comentário: