22/08/2011

CSN aumenta para mais de 10% sua participação nas duas ações da Usiminas

SÃO PAULO - A CSN (CSNA3) afirmou ter adquirido nessa sexta-feira (19) mais ações preferenciais e ordinárias da Usiminas (USIM3; USIM5), passando a deter 15,15% das ações USIM5 e 11,29% das ações USIM3.

Além disso, a companhia afirmou não deter nenhum direito de subscrição de ações, compra ou debêntures. Ela também não detém nenhum acordo ou contrato que regule o exercício de voto, compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Usiminas.

Nova Investida
A CSN então passa a avaliar alternativas estratégicas em relação ao seu investimento na Usiminas. Vale lembrar que não é a primeira investida da CSN para aumentar sua participação no capital da siderúrgica mineira: em janeiro, ocorreu a primeira investida, embora na ocasião a compradora tenha dito que não tinha intenção de adquirir participações superiores a 10% de cada uma das classes de ações.

Contudo, a CSN afirmou avaliar alternativas estratégicas com relação a seu investimento na siderúrgica mineira, podendo inclusive levar a alterações na composição do controle ou na estrutura administrativa da Usiminas. Já no começo de agosto, durante teleconferência de resultados, o diretor financeiro da empresa, Alberto Monteiro, afirmou que deve continuar comprando participação da Usiminas.

Essa expectativa do mercado de novas investidas da CSN no capital da Usiminas tem feito com que as ações da companhia tenham tido um desempenho bastante adverso em 2011: enquanto os papéis USIM3, registram alta de 3,99% no acumulado do ano, os ativos USIM5 já caíram 35,54% no mesmo período, tendo em vista o interesse da CSN em adquirir participação no capital votante da empresa mineira.

Vale mencionar que as ações de ambas empresas foram destaque de queda nessa semana.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: