11/08/2011

Direto ao ponto: após quedas exageradas, investidores devem "voltar às compras"

SÃO PAULO - Após uma sessão de volatilidade na véspera, em que o Ibovespa operou no campo negativo até o meio da tarde, registrou alta de 1,98% por volta das 15h (horário de Brasília), voltou a cair mas conseguiu virar para o campo positivo no último minuto de negociação, com alta de 0,48%, o pregão desta quinta-feira (11) deve trazer um cenário de recuperação das grandes perdas registradas nas últimas sessões.

Para o analista da Leme Investimentos, João Pedro Brugger, o fato de ter operado descolado dos índices norte-americanos, que fecharam com quedas superiores a 4% na sessão, mostra que o mercado pode estar reavaliando o preço dos ativos, já que, para ele, as quedas da bolsa tem sido exageradas, se comparada às demais e pela situação atual das empresas. "Acredito que essa reavaliação de parte do mercado está acontecendo e o mercado pode voltar às compras nesses níveis", avalia.

Diante disso, o Ibovespa tem possibilidades de operar com ganhos nesta sessão, caso o cenário externo não revele novos temores ao mercado. "Contudo, caso o mercado não ajude lá fora, podemor ter ainda um pouco de realização por aqui", pondera.

Noticiários e agenda economica seguem no radar
Os noticiários no cenário externo foram os principais drivers para os resultados nos mercado na última sessão, com rumores na imprensa internacional na véspera sobre um downgrade referente à capacidade de pagamento da dívida da França e a apreensão sobre a possibilidade de uma recessão global.

Assim como na véspera, esses noticiários podem ter grande grande influência, atrelado à indicadores sobre vendas no varejo, publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além da balança comercial e dados sobre o mercado de trabalho, nos Estados Unidos, "podendo mexer um pouco com o mercado nesta quinta", afirma o analista.

Ademais, os investidores acompanharão os resultados trimestrais apresentados após o fechamento do último pregão e àqueles divulgados nesta quinta-feira. Contudo, os balanços corporativos não serão fatores determinantes para o resultado do índice.

"Em partes esses resultados podem trazer alguma interferência. Porém, eles têm vindo dentro da expectativa do mercado, apesar de algumas decepções", conclui Brugger.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: