18/08/2011

Direto ao ponto: no radar dos investidores estrangeiros, Ibovespa pode ter nova alta

SÃO PAULO - Na quarta-feira (17), o mercado acompanhou um pregão de grande volatilidade nas bolsas globais, com o Ibovespa registrando desvalorização no início do pregão e fechando descolado dos mercados externos, com valorização de 1,38%, aos 55.073 pontos - pontuação máxima do dia.

O grande volume do giro financeiro na sessão, de R$ 7,842 bilhões, ocorreu por conta do vencimento de opções sobre o Ibovespa, fato que trouxe mais volatilidade ao mercado. Além disso, na ocasião, os temores acerca da situação econômica na Zona do Euro voltaram ao radar dos investidores, que digeriram a reunião realizada na terça-feira (16), quando Nicolas Sarkozy, presidente da França, e Angela Merkel, chanceler da Alemanha, propuseram que os países europeus que não reduzirem seu déficit fiscal tenham o acesso aos fundos estruturais suspensos, segundo agências internacionais noticiaram.

Na opinião do operador da TOV, Leandro Roberto Sophia, com a situação fiscal na Zona do Euro preocupando, os investidores estrangeiros estão voltando a atenção para papéis de companhias brasileiras, principalmente para as grandes blue chips, entre elas a Petrobras (PETR3, PETR4) e Vale (VALE3, VALE5), que fecharam a última sessão em alta, colaborando para o bom desempenho do índice. Segundo o operador, as ações dessas companhias estão "abaixo dos preços justos".

Nova alta pode ser acompanhada
Diante da maior procura dos investidores estrangeiros pelas ações de companhias brasileiras e com os papéis considerados "baratos", o cenário de alta deve permanecer nesta quinta-feira (18), na opinião do operador. "A Europa está passando por dificuldades. Além disso, com as desvalorizações das ações de companhias brasileiras, aumentou a procura pelos papéis e, com isso, acredito que o índice deve operar novamente no campo positivo para esta sessão", afirmou.

Apesar da visão otimista para o dia, o operador lembra que novas notícias a respeito da crise na Zona do Euro ou sobre a economia norte-americana podem trazer mais volatilidade ao índice brasileiro. "Qualquer notícia no mercado externo faz com que os preços das ações impactem por aqui", explica.

De olho na agenda econômica
Indicadores econômicos de grande relevância deverão ser acompanhados com atenção pelos investidores nesta quinta, com destaque para o Initial Claims e venda de moradias usadas, nos Estados Unidos. Os investidores acompanharão ainda, por aqui, a divulgação do Índice Geral de Preços (IGP-10), que será publicado pela Fundação Getulio Vargas.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: