25/08/2011

Esperando Godot ou Bernanke, eis a questão

 

Autor(es): Daniele Camba

Valor Econômico - 25/08/2011

 

A expressão mais conhecida pelas pessoas quando se espera muito por algo é "esperando Godot". Neste momento o mercado está esperando Godot ou Bernanke, eis a questão. A paralisia nas mesas de operações é um bom sinal de que analistas e investidores aguardam ansiosamente pelo que Ben Bernanke, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) vai falar amanhã, na reunião anual que reúne os Feds regionais, além dos principais bancos centrais do mundo inteiro.

Ibovespa dança a valsa de um pra cá e um pra lá apenas

O vai não vai do mercado fica claro no fechamento de alguns pregões desta semana. Ontem, por exemplo, depois de muita volatilidade durante o pregão, o Índice Bovespa fechou em tímida alta de 0,02%, aos 53.795 pontos. O mesmo ocorreu na segunda-feira, quando o indicador encerrou os negócios praticamente imóvel, em queda de 0,01%.

"Os investidores compram e vendem durante o pregão, mas ninguém quer correr o risco de dormir abraçado nas ações e acordar na sexta-feira com a notícia de que o presidente do Fed ignorou o clamor do mercado", diz um gestor. Ele lembra, no entanto, que essa alta volatilidade durante os pregões oferece boas oportunidades de ganhos, mas para os que gostam da adrenalina do sobe e desce no preço das ações

Ampliar imagem

A expectativa do mercado, que beira a esperança ou até mesmo a torcida, é que Bernanke anuncie na reunião de amanhã uma terceira versão do pacote de recompra dos títulos do Tesouro - conhecido como "Quantitative Easing".

O problema de tanta espera é que, caso Bernanke resolva contrariar o senso comum, o mercado tem grandes chances de retomar o movimento de quedas acentuadas, registrado no começo do mês. "A sexta-feira promete ser boa ou uma lástima, dependendo do resultado do discurso de Bernanke", diz o chefe de análise da SLW Corretora, Pedro Galdi.

Daniele Camba é repórter de Investimentos

 

 

 

 

Nenhum comentário: