25/08/2011

Expectativa de anúncio do Fed traz alívio e Bolsas da Ásia fecham no azul

SÃO PAULO – Os índices de ações mais relevantes da Ásia terminaram o pregão desta quinta-feira (25) em alta. Investidores se mostraram otimistas quanto ao discurso que Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos), fará na sexta-feira.

O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, encerrou com ganhos de 1,54%, chegando a 8.772 pontos. Já o Hang Seng, de Hong Kong, avançou 1,47%, atingindo os 19.752 pontos, enquanto o benchmark Shanghai Composite, que mede as negociações da Bolsa de Xangai, subiu 2,92%, maior subida em 10 meses, fechando em 2.615 pontos.

EUA influenciam
Além da expectativa de um novo programa de injeção de dólares no mercado por parte do BC norte-americano, o comunicado do Departamento do Comércio do país de que as encomendas de bens duráveis subiram 4,0% em julho, muito acima da expectativa, trouxe otimismo às negociações em Tóquio.

As ações da Fuji Heavy Industries, fabricantes de máquinas pesadas, dispararam 7,34%, com a possibilidade de que a demanda aumente. Montadoras também ganharam: os papéis da Toyota subiram 1,69%, e os da Nissan, 6,99%.

Entre as empresas do setor financeiro, os papéis do banco Sumitomo tiveram avanço de 0,32% na bolsa, enquanto os do Mitsubishi se valorizaram apenas 0,30%, no aguardo de que o Fed pode anunciar o programa de Quantitative Easing de número três.

Jobs fora da Apple
Depois que Steve Jobs anunciou sua saída da presidência da Apple, na véspera, empresas tecnológicas reagiram positivamente. A Sony, por exemplo, apresentou valorização de 2,06% na Bolsa de Tóquio, e as ações da Panasonic terminaram em alta de 3,80%.

Em Xangai, a ZTE, fabricante chinesa de celulares, viu seus ativos encerrarem em alta de 2,93% e, na Bolsa de Hong Kong, os da Foxconn, que produz peças para o iPhone, fecharam em alta menos acentuada, com ganhos de 0,89%.

Setor imobiliário
Dentre as empresas listadas no índice Shanghai Composite, mais uma vez o destaque ficou com os bancos e companhias ligadas à incorporação e construção de imóveis, na expectativa de maior aquecimento do setor.

Papéis do China Construction Bank saltaram 2,67% e os do China Merchants Bank aumentaram 4,55% em seu valor, no aguardo de maior oferta de crédito. Um dos líderes do pregão, porém, foram as ações do Poly Real Estate Group, as quais fecharam em alta de 5,42%.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: