01/08/2011

Gol perde R$ 400 mi em um dia e cai 51% no ano

Gol perde R$ 400 mi em um dia e cai 51% no ano

 

Investidores venderam os papéis freneticamente após a empresa revisar as estimativas para 2011

Divulgção

 

O tombo de hoje foi a maior queda diária da história da empresa na bolsa

 

São Paulo – A ação da Gol (GOLL4) despencou 21,6% na bolsa nesta sexta-feira, o equivalente a 400 milhões de reais em valor de mercado. Os investidores venderam os papéis da companhia aérea freneticamente após a revisão para baixo das estimativas para 2011. No ano, as ações já acumulam uma baixa de 51%. É o segundo pior desempenho da bolsa. Só fica atrás dos papéis da B2W (BTOW3), combalidos pela concorrência e por problemas de entrega dos produtos aos consumidores.

Em comunicado ao mercado, a Gol afirmou quediminuiu a projeção para a margem operacional, de uma faixa que variava entre 6,5% e 10% para 1% e 4%. A revisão levou em conta os preços mais elevados dos combustíveis, que responderam por 40% do total de custos no primeiro semestre. A Gol irá divulgar seus resultados consolidados referentes ao segundo trimestre no dia 11 de Agosto de 2011, após o fechamento do mercado. O tombo de hoje  foi a maior queda diária da história da empresa na bolsa.

O mercado não perdoa

Tendo em vista as projeções mais modestas anunciadas pela Gol, o Credit Suisse rebaixou hoje a recomendação às ações preferenciais da empresa, que cai de desempenho acima da média de mercado (outperform) para neutra. Luiz Otavio Campos, analista que assina o relatório, cita as menores margens operacionais e o programa de redução de custos como justificativa.

O Bank of America tomou o mesmo posicionamento, cortando a recomendação de compra para neutra. Os analistas Roberto Otero e Sara Delfim reduziram a estimativa de lucro por papel da Gol em 2011, de 0,81 dólar para 0,46 dólar. O BTG Pactual também se manifestou negativamente.

Os analistas do banco, incluindo Rodrigo Goes, derrubaram a recomendação de compra para venda. O preço-alvo por ação em 12 meses foi reduzido em 42,3%, caindo de 26 para 15 reais, o que significa um potencial de baixa de 3,4% em relação ao preço de fechamento do último pregão. Os relatórios foram obtidos pela agência Bloomberg.

“Esperamos um impacto negativo para as ações da empresa após o anúncio de suas novas projeções para 2011, uma vez que as margens serão muito apertadas, o que resultará em um fraco resultado”, avalia o analista Rafael Andreata, da corretora Planner. Ele também recomendou aos investidores que vendam suas ações da Gol.

O HSBC reduziu o preço-alvo para a Gol de 33 reais para 20 reais, porém a recomendação foi mantida em alocação acima da média do mercado (overweight). “A ação parece sobrevendida, a um valor patrimonial de 0,7 vez”, destaca a analista Luciana Campos, em relatório. No Itaú BBA, a analista Renata Faber rebaixou a recomendação de outperform para marketperform. O preço-alvo é de 16 reais.

 

 

 

Nenhum comentário: