25/08/2011

Pesquisa: 46% das mulheres cuidam do próprio dinheiro lendo e se informando

SÃO PAULO – Quase metade das mulheres cuida da própria renda com base no que aprendeu lendo e se informando a respeito. De acordo com uma pesquisa efetuada pela Sophia Minds e divulgada na quarta-feira (24), 46% das mulheres cuidam do dinheiro desta maneira, enquanto 40% perguntam e buscam informações, mas tomam decisões sozinhas.

Já 5% das entrevistadas disseram que entendem deste assunto, pois trabalham na área. O mesmo percentual afirma que deixa que o marido ou namorado cuide do seu dinheiro, enquanto 3% deixam na mão do gerente do banco e 2% pedem ajuda de amigos.

O que mais dificulta o entendimento
A pesquisa revelou ainda que mais de um quarto das mulheres (26%) acham o texto dos informativos dos investimentos confuso. Para 20%, o problema é a falta de tempo para buscar informações, enquanto 12% disseram que não entendem nada de economia ou finanças.

Já 9% das entrevistadas afirmaram que não entendem os riscos que correm com os investimentos, enquanto 5% disseram não ter interesse pelo assunto, mesmo percentual daquelas que não sabem fazer cálculos de juros.

Um percentual ainda menor (3%) de mulheres afirmou que possui alguém para cuidar disso por elas, enquanto 2% disseram que não entendem nada do que o gerente do banco explica. Os mesmos 2% disseram que não confiam no gerente ou nos funcionários do banco.

Por fim, 12% disseram que o que dificulta o entendimento sobre os investimentos é a soma de todas as respostas anteriores.

Como se informam sobre finanças
De acordo com o levantamento, a maioria (68%) das mulheres se informa sobre finanças pessoais por meio da internet, enquanto 39% pedem orientação ao gerente do banco. Pouco mais de um quarto delas (27%) obtêm informações com pessoas de confiança, 24% por meio da TV e 23% dizem não se informar sobre finanças pessoais de nenhuma maneira.

Já para 10% das entrevistadas, a informação vem por meio da leitura de revistas específicas, 9% leem livros sobre o assunto, 7% procuram por corretores e 6% se informam por meio do rádio.

Renda fixa e variável
A pesquisa mostrou que os investimentos em renda fixa são mais conhecidos pelas mulheres do que os de renda variável. Enquanto 59% delas sabem o que são investimentos em renda fixa (contra 41% que não sabem), 51% conhecem o significado de investimento em renda variável (ante 49% que não conhecem).

Pesquisa
Para a pesquisa, a Sophia Mind entrevistou, durante o mês de junho, 1.157 mulheres, com idades entre 18 e 60 anos.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: