25/08/2011

CVM quer proteger investidor em IPOs com preço abaixo da faixa inicial

SÃO PAULO – A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) estuda meios de proteger os investidores de varejo nos casos de IPOs (Ofertas Públicas Iniciais, na sigla em inglês) com preços fixados abaixo da faixa inicial sugerida.

A intenção da autarquia é permitir que o investidor desista de participar de ofertas que possuam esta característica, já que elas podem ter a sua liquidez prejudicada.

"O assunto está sendo estudado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em conjunto com Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e, em breve, a Autarquia terá alguma regra para esta questão", disse a autarquia.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o órgão regulador dos mercados (SEC) já possui uma regra deste tipo, que permite a desistência do investidor em caso de IPOs com preço 20% menor do que a indicação inicial.

Preço acima da faixa
De acordo com a CVM, já existe uma regra (na instrução 400) que permite a desistência do investidor de varejo quando o preço da oferta inicial fica acima da faixa indicada. Entretanto, ainda não há nada que proteja o investidor no caso do preço ser menor.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: