31/08/2007

Bernanke afirma que Fed acompanha de perto situação nos mercados de hipotecas

Se as condições atuais persistirem nos mercados de hipotecas, a demanda por casas nos Estados Unidos pode ficar ainda mais debilitada, com possíveis implicações para a economia como um todo, notou o presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke. Ele emendou que esses desenvolvimentos estão sendo acompanhados de perto.

Ele comentou que o desaquecimento no setor imobiliário americano que começou em meados de 2005 é significativo. "As vendas de casas novas e antigas têm caído expressivamente desde os picos vistos na metade de 2005 e permanecem baixas nos meses recentes", apontou.

As preocupações com a alta inadimplência de tomares de crédito com histórico ruim (subprime) afetaram Wall Street e contagiaram as demais praças acionárias do mundo no último mês. Em reação a esse quadro, bancos centrais passaram a injetar recursos em seus sistemas bancários e o Fed cortou a taxa de redesconto semanas atrás.

Bernanke lembrou que a autoridade monetária está pronta para agir o quanto for necessário e que pode tomar medidas extras se for o caso "para prover liquidez e promover o funcionamento ordenado dos mercados".

"Não é responsabilidade do Federal Reserve - e nem seria apropriado - proteger os credores e os investidores das conseqüências de suas decisões financeiras, mas os desenvolvimentos nos mercados financeiros podem ter efeitos econômicos abrangentes e o Fed tem de levar em conta esses impactos quando determina sua política monetária", afirmou.

O discurso foi apresentado em conferência que ocorre em Jackson Hole, Wyoming, organizada pelo Fed de Kansas City. Os dados estão na página eletrônica do banco central dos EUA e agências internacionais.

Fonte: UOL Economia

Nenhum comentário: