30/08/2007

Cautela: noticiário subprime prejudica cenário e dia promete ser volátil

Depois de um dia de forte recuperação para os mercados, esta quinta-feira promete mais emoções para os investidores. Além da agenda carregada com um importante indicador, a segunda revisão do PIB norte-americano, o noticiário subprime reaparece nesta manhã e derruba os mercados futuros norte-americanos.

Na última sessão, uma carta do presidente do Fed, Ben Bernanke, direcionada a um senador norte-americano, datada de 27 de agosto, onde afirma que a autoridade monetária está preparada para agir conforme o necessário se os mercados prejudicarem a economia, ajudaram a impulsionar os mercados.

Vale destacar, porém, que a intenção de agir, caso necessário, já havia sido demonstrada pela autoridade monetária em comunicado divulgado anteriormente à publicação desta carta.

Além disso, o Banco BNP Paribas, reabriu os dois fundos que havia suspendido os resgates no mês passado. As perdas reportadas pelos administradores ficaram aquém do que era esperado pelo mercado, fato também recebido como positivo.

Quinta-feira complicada
Nesta manhã, às 9h30, o governo norte-americano publica a segunda prévia do PIB do país no segundo trimestre. A prévia anterior mostrou um crescimento anualizado de 3,4% da economia norte-americana em relação ao trimestre anterior. Para esta medição, as projeções giram em torno de 4,1%. Vale lembrar que o período em questão não contempla os tempos de crise.

Ademais, o noticiário corporativo subprime reaparece com força nesta manhã. "Os futuros americanos seguem negativos após a divulgação da Lehman Brothers de que seus ganhos serão comprometidos devido à crise no mercado de crédito, levando outros bancos a registrarem perdas", avalia a corretora Arkhe que acredita que o dia promete ser volátil.

"O Ibovespa tem teto inicial em torno de 53.400 pontos e, em seguida, próximo aos 55.000 pontos e na casa dis 55.600 pontos. Caso os indicadores econômicos não atrapalhem, a tendência que se sobressai neste final de mês é de recuperação", afirma o analista do BB Investimentos, Hamilton Moreira Alves.

Bolsas no mundo
Os principais mercados acionários europeus operam sem tendência definida nesta quinta-feira depois do anúncio de que o Lehman Brothers poderia anunciar perdas devido aos problemas com a crise do crédito. Na Ásia, o índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em alta de 0,88%.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: