28/08/2007

Temor sobre crescimento dos EUA pressiona mercados asiáticos

As Bolsas de Valores da Ásia fecharam em queda nesta terça-feira, influenciadas por novas preocupações com o cenário econômico norte-americano, que levaram os investidores a reduzir a exposição em ativos mais arriscados. A movimentação impulsionou o iene e títulos governamentais considerados mais seguros.

Na Ásia, ações de companhias exportadoras e empresas com grande exposição aos Estados Unidos ajudaram a puxar a baixa dos mercados, minimizando grandes lucros e elevadas estimativas de faturamento de algumas empresas.

"Continuam os temores de que você nunca sabe onde os problemas da crise do mercado de crédito imobiliário de risco vão surgir", disse Yosuke Shimizu, diretor de informação de investimento da Monex.

O índice MSCI que mede os principais mercados da região Ásia/Pacífico, exceto Japão, exibia queda de 0,1%, a 466 pontos. O indicador, que registrou na semana passada o maior ganho semanal, acumula alta de 16% desde que despencou para o menor nível em cinco meses, em 17 de agosto. Apesar disso, ele está 8% abaixo do pico recorde atingido em 24 de julho.

Os mercados nos EUA fecharam em baixa na segunda-feira, depois que dados fracos de moradias atingiram ações de bancos, corretoras e financeiras. Papéis de conglomerados industriais que dependem de crescimento econômico também sofreram.

A preocupação sobre o impacto da redução do crescimento pesou sobre as ações asiáticas. A Bolsa de Tóquio caiu 0,09%, a 16.287 pontos, com investidores vendendo ações da Toyota Motor e outras empresas exportadoras diante de um iene mais forte.

O mercado em Seul, porém, foi na contramão da região e avançou 1,5%, para 1.829 pontos, impulsionado por alta em ações de fabricantes de navios que foram puxadas por uma série de novos pedidos.
Em Hong Kong, o mercado recuou 0,91%, a 23.363 pontos, apesar do lucro maior que o esperado da China Life Insurance, maior seguradora de vida do país.

A Bolsa de Sydney fechou em queda 0,14%, a 6.176 pontos. Enquanto isso, Cingapura caiu 1,34% e Taiwan teve ligeira alta de 0,11%.

Fonte: UOL Economia

Nenhum comentário: