14/08/2007

China tem maior inflação em uma década, diz "The New York Times"

A inflação na China em julho foi de 5,6%, número superior aos 5,3% registrados em julho e agosto de 2004, quando as autoridades de Pequim responderam com medidas drásticas ao que parecia ser um superaquecimento da economia.

Reportagem do jornal norte-americano "The New York Times" (acesso restrito a assinantes do UOL), realizada em Hong Kong, aponta uma nova preocupação com a elevação dos preços na economia que mais cresce no mundo.

A alta de julho, a maior da década segundo o jornal nova-iorquino, traz um certo "mistério" para as autoridades chinesas, porque envolve apenas o preço de alimentos. Exclundo esses produtos, os preços ao consumidor subiram apenas 0,9% em julho, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Atualmente, a China exerce duas funções em economias como a brasileira. Realiza fortes importações de minérios, beneficiando empresas como a Vale do Rio Doce, e exporta produtos por um baixo preço, pressionando para baixo a inflação de outros países.

Uma alta da inflação na China tende a reduzir sua capacidade de exportar deflação. Se a alta dos preços naquele país for combatida com medidas para esfriar a economia, as exportações brasileiras podem ser reduzidas.

Fonte: UOL Economia

Nenhum comentário: