10/08/2007

Lado bom da volatilidade: aproveite perdas e monte posições de médio prazo

Quem se animou com o desempenho do Ibovespa esta semana, na crença de que a volatilidade tinha chegado ao fim e a tendência ascendente do mercado acionário havia retornado à cena, levou um banho de água fria nesta quinta-feira.

Novas notícias negativas envolvendo o segmento de crédito imobiliário subprime trouxe novamente à tona o nervosismo e o mau humor nos mercados externos, desencadeando o generalizado movimento de perdas que se fez presente nas duas últimas semanas.

É esta hora que o investidor deve aproveitar as distorções do mercado e tirar proveito da volatilidade. Apesar de, no curto prazo, as perspectivas são de continuidade de um cenário global mais tenso, com possibilidade de perdas adicionais, quem busca retornos de médio e longo prazo pode se preparar para ir às compras.

Escolhendo: aposte em boas pagadoras de dividendos

Na opinião de Eduardo Roche, analista da Modal Asset Management, o nervosismo nos mercados globais oriundo dos problemas com o subprime pode se mostrar presente no curto prazo. Contudo, os fundamentos para o cenário doméstico seguem sólidos, o que traz perspectivas de equilíbrio das questões envolvendo o subprime ao longo do tempo, abrindo espaço para a retomada da tendência de alta nos mercados de ações.

Daniel Gorayeb, analistas de investimentos da corretora Spinelli, compartilha desta visão. O especialista acredita que os mercados globais só mostrarão melhora de humor com a divulgação de dados do setor imobiliário norte-americano que mostrem alguma estabilidade ou recuperação.

Contudo, mesmo que, nos próximos dias, o movimento de perdas persista, os investidores com perspectivas de ganhos em horizontes mais distantes devem buscar no mercado papéis com bons fundamentos. Em tempos de instabilidade, Roche recomenda empresas com bom histórico de pagamento de dividendos.

"Se por um lado o mercado pode ficar volátil e em queda, você tem uma expectativa de receber um provento que possa equilibrar parcialmente uma perda no preço da ação". Na visão do analista da Modal, em um cenário de nervosismo este tipo de ação pode apresentar uma performance relativamente melhor do que outros papéis que não tenham por característica o pagamento de bons dividendos.

Diversificação setorial e aportes pontuais

Gorayeb recomenda também que o investidor aposte na diversificação setorial. O analista da Spinelli vê boas perspectivas nos papéis de Eletrobrás, Braskem, ALL, Gerdau, Bradesco e Embraer. "É o momento de aproveitar as quedas e fazer novos posicionamentos", diz o especialista.

Apesar de o momento ser favorável a quem pretende tirar proveito das perdas recentes e montar posições de médio e longo prazo, ambos os analistas recomendam que o investidor não vá com sede ao pote.

"O investidor não pode ter a ansiedade de querer montar posições em uma tacada só", diz Eduardo Roche. O especialista da Modal Asset Management recomenda compras paulatinas, pontuais. Gorayeb também aposta nesta estratégia, que permite ao investidor se proteger do sobe e desce da bolsa com um preço-médio que trará ganhos no futuro.

Fonte: UOL Economia

Nenhum comentário: