15/08/2007

Estrangeiros tiram mais R$ 1,6 bilhão da Bovespa

Somente nos dez primeiros dias de agosto, os investidores estrangeiros retiraram da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) mais 1,6 bilhão de reais. A turbulência nas bolsas de todo o mundo nas últimas semanas, fruto da crise no setor de crédito hipotecário nos Estados Unidos ( clique aqui e saiba mais), já havia provocado, em julho, a fuga de 3,2 bilhões de reais do mercado acionário brasileiro – a maior saída já registrada de recursos estrangeiros da bolsa paulista.

No ano, no entanto, o saldo de investimentos estrangeiros na Bovespa mantém-se positivo em 20,8 bilhões de dólares, devido principalmente à participação de investidores de outros países nas ofertas públicas iniciais (IPOs). Eles investiram 25,8 bilhões de reais em companhias brasileiras, o equivalente a 73,1% do total movimentado pelos IPOs.

Para os especialistas, a fuga de recursos da bolsa paulista deve ser passageira. "Os fundamentos da economia brasileira continuam sólidos. Por isso, quando essa agitação passar, é provável que os investidores estrangeiros voltem com mais apetite ainda pelos papéis brasileiros. O Brasil tem tudo para se tornar o grande receptor de investimentos estrangeiros dentre os emergentes", afirma o ex-ministro da Fazenda e sócio da consultoria Tendências, Maílson da Nóbrega.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário: