10/08/2007

Maioria dos fundos de ações supera o Ibovespa em 2007 e nos últimos 12 meses

Apesar da recente turbulência nos mercados acionários de todo o mundo, que já dá os primeiros sinais de superação, nos últimos meses o investimento em ações tem se mostrado uma aplicação bastante rentável.

Contudo, há pessoas que não disponibilizam de tempo para acompanhar o sobe e desce das bolsas. Outros não se sentem seguros em tomar decisões no mercado de renda variável. Para estes investidores, os fundos de investimento aparecem como uma excelente alternativa de aplicação, pois não deixam de capturar os ganhos dos principais índices do mercado acionário.

Prova disto é que, dentre as categorias de fundos listadas pela Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), a maioria supera os ganhos do Ibovespa - principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo - tanto no acumulado de 2007 quanto nos últimos 12 meses.

Veja quanto os fundos de ações renderam
A tabela abaixo relaciona a rentabilidade, até o dia 3 de agosto, das dez categorias de fundos de ações listadas pela Anbid no acumulado de 2007 e dos últimos 12 meses. Os fundos PIBB (Papéis Índice Brasil Bovespa) e fundos fechados de ações não foram incluídos na relação.

Tipo de Fundo Rentabilidade 2007 Rentabilidade 12 meses
Ações setoriais energia 77,05% 80,61%
Ações IBX Ativo com alavancagem 30,30% 63,05%
Ações Ibovespa Ativo com alavancagem 28,81% 52,08%
Ações outros com alavancagem 24,02% 49,97%
Ações outros 23,86% 47,27%
Ações Ibovespa Ativo 22,35% 44,14%
Ações IBX Ativo 22,03% 44,35%
Ações Ibovespa Indexado 19,15% 39,42%
Ações IBX Indexado 18,81% 37,67%
Ações setoriais telecomunicações 14,96% 41,82%


Muito à frente do segundo colocado, os fundos "ações setoriais energia" aparecem como líderes em rentabilidade não só dentre os fundos de ações, mas dentre todas as categorias de fundos de investimentos listadas pela associação.

Isto porque um único fundo fechado classificado nesta categoria concluiu recentemente um projeto no qual investia. Com a liquidação de tal projeto, os ganhos provenientes desta operação foram lançados no patrimônio líquido do fundo, impulsionando sua rentabilidade.

Desconsiderando esta particularidade, todos os demais fundos de ações acumulam notória valorização em ambas as bases comparativas, acompanhando o ritmo ascendente dos principais índices do mercado acionário brasileiro.

Quem não superou, acompanhou de perto
Até o dia 3 de agosto, data dos dados disponibilizados pela Anbid, o Ibovespa acumulava ganhos de 18,81% no ano e 41,11% nos últimos doze meses. Isto significa que, dos dez tipos de fundos acima listados, oito apresentam ganhos superiores ao do índice em ambas as bases comparativas.

Cabe ainda destacar que, na comparação da rentabilidade de fundos de ações versus Ibovespa tanto em 2007 quanto nos últimos 12 meses, as duas classes de fundos que não superaram o benchmark apresentaram ganhos muito próximos ao do índice, ou seja, também se mostraram interessantes alternativas de investimento.

Definição Anbid

  • Fundos de Ações IBX Indexado
    São fundos cujo objetivo de investimento é acompanhar o comportamento do IBrX-100 ou do IBrX-50. Não admitem alavancagem.

  • Fundos de Ações IBX Ativo
    São fundos que utilizam o IBrX-100 ou o IBrX-50 como referência, tendo objetivo explícito de superar o respectivo índice. Não admitem alavancagem.

  • Fundos de Ações IBX com alavancagem
    São fundos que utilizam o IBrX-100 ou o IBrX-50 como referência, tendo o objetivo explícito de superar o respectivo índice. Admitem alavancagem.

  • Fundos de Ações Ibovespa Indexado
    São fundos cujo objetivo de investimento é acompanhar o comportamento do Ibovespa. Não admitem alavancagem.

  • Fundos de Ações Ibovespa Ativo
    São fundos que utilizam o Índice Bovespa como referência, tendo objetivo explícito de superar o este índice. Não admitem alavancagem.

  • Fundos de Ações Ibovespa Ativo com alavancagem
    São fundos que utilizam o Índice Bovespa como referência, tendo objetivo explícito de superar este índice. Admitem alavancagem.

  • Fundos de Ações setoriais Telecomunicações
    São fundos cuja estratégia é investir em ações do setor de telecomunicações. Não admitem alavancagem.

  • Fundos de Ações setoriais Energia
    São fundos cuja estratégia é investir em ações do setor de energia. Não admitem alavancagem.

  • Fundos de Ações Outros sem alavancagem
    Classificam-se neste segmento os fundos de ações abertos que não se enquadrem em nenhum dos segmentos anteriores. Não admitem alavancagem.

  • Fundos de Ações Outros com alavancagem
    Classificam-se neste segmento os fundos de ações abertos que não se enquadrem em nenhum dos segmentos anteriores (Ibovespa, IBX, Fundos de Ações Setoriais e seus subsegmentos). Admitem alavancagem.
Fonte: UOL Economia

Nenhum comentário: