17/08/2011

Bolsas europeias caem nesta terça-feira, pressionadas por ações de bancos

SÃO PAULO – Os índices acionários de maior relevância da Europa revelam queda nesta quarta-feira (17), após o discurso da chanceler alemã Angela Merkel e do presidente da França, Nicolas Sarkozy.

Após o fechamento do pregão de terça-feira, Sarkozy e Merkel rejeitaram a emissão de Eurobonds – ao menos no momento -, enquanto pediram pela implantação de um imposto para operações financeiras no continente e maior coordenação econômica. Por fim, os líderes também concordaram com duas reuniões anuais entre os países que utilizam o euro.

"Um imposto sobre transações financeiras será um instrumento chave para garantir que o setor financeiro faça uma contribuição justa para as contas públicas", complementaram o presidente da Comissão Europeia, José Barroso, e o comissário para assuntos econômicos, Oli Rehn, em comunicado.

Além disso, segundo dados divulgados pela Eurostat, a inflação em julho na Zona do Euro se desacelerou para uma alta de 2,7% em termos anualizados. Já na relação mensal, o índice mostrou deflação de 0,6%.

Bancos pressionam índices
Ainda na esteira de dados econômicos, o BCE (Banco Central Europeu) revelou um déficit primário de € 7,4 bilhões para a Zona do Euro no mês de junho deste ano.

Por fim, a "guerra cambial" continua, fato que levou o Banco Central da Suíça a anunciar nesta quarta-feira a expansão das medidas de fornecimento de liquidez do franco suíço no mercado ao implantar diversas medidas, como redução de taxas e ampliação do depósito dos bancos na instituição. No entanto, a instituição tomará novas medidas caso a apreciação da moeda continue.

Deste modo, o setor financeiro continua sob pressão nas negociações europeias. As ações do Barclays e do Royal Bank of Scotland mostram recuo de 3,44% e de 2,76% em Londres, enquanto as do BNP Paribas e do Société Générale se desvalorizam em 1,77% e em 1,48% em Paris. Os papéis do Commerzbank caem 2,91% e, os do Deutsche Bank, 2,00%, ambos em Frankfurt.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: