15/08/2011

Economia do Japão encolhe menos que esperado no 2º trimestre

Brasil Econômico   - Por Reuters

 

Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, terceira maior economia do mundo, recuou 0,3% no segundo trimestre

A economia do Japão encolheu muito menos do que o esperado no segundo trimestre, com as empresas correndo para recuperar o nível de produção após o devastador terremoto de março.

A alta do iene e a desaceleração da economia global, no entanto, surgem como obstáculos a um crescimento sustentável.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, terceira maior economia do mundo, recuou 0,3% no segundo trimestre, menos do que a mediana de 0,7% das previsões e que a queda de 0,9% do primeiro trimestre.

Analistas esperam que o Japão passe a crescer no período de julho a setembro, provavelmente com a maior taxa entre as economias industrializadas, com exportações e indústria retornando aos níveis anteriores ao desastre.

"A economia vai mostrar uma recuperação em V entre julho e setembro, com a cadeia de produção ajudando a fortalecer as exportações", disse Yoshiki Shinke, economista-chefe da Dai-ichi Life Research Institute.

"Mas a economia vai perder ímpeto de outubro a dezembro em diante, embora não deva cair de volta em terreno negativo, à medida que desacelerar a demanda externa", afirmou.

Em termos anualizados, a economia do Japão encolheu 1,3%, ante mediana de queda de 2,6% nas previsões. No mesmo trimestre, os Estados Unidos tiveram crescimento anualizado de 1,3%.

© Thomson Reuters 2011. All rights reserved.

 

 

 

Nenhum comentário: