28/09/2011

Trio de credores da Grécia volta a Atenas na quinta-feira

UE, FMI e BCE devem concluir as negociações que permitirão desbloquear a próxima parcela de empréstimos ao país

Brendan Smialowski/AFP

 

A retomada da missão pelos credores da Grécia foi anunciada por Olli Rehn, comissário europeu para Assuntos Econômicos

Bruxelas - Os credores da Grécia (UE, FMI e BCE) retornarão a Atenas na quinta-feira para concluir as negociações que permitirão desbloquear a próxima parcela de empréstimos ao país, anunciou a Comissão Europeia.

"Tenho o prazer de anunciar que o trio de credores decidiu retomar a missão na Grécia", declarou o porta-voz do comissário europeu de Assuntos Econômicos, Olli Rehn.

"A decisão foi tomada após os recentes anúncios das autoridades gregas sobre ajuste orçamentário".

"Estas medidas constituem um importante avanço para os objetivos orçamentários fixados para 2012", completou o porta-voz, Amadeu Altafaj.

Os líderes da missão do trio (União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) deixaram a Grécia no início de setembro, descontentes com a falta de progressos do governo de Atenas nos esforços prometidos para reduzir o déficit.

A Grécia depende de um relatório do trio de credores para receber a sexta parcela de oito bilhões de euros, parte de um empréstimo de € 110 bilhões concedido a Atenas em maio de 2010.

Atenas precisa de forma vital da liberação da parcela para evitar uma suspensão de pagamentos em sua enorme dívida, que supera 350 bilhões de euros (mais de 150% do PIB).

 

 

 

Nenhum comentário: