28/09/2011

Finlândia aprova expansão de fundo europeu

Por Clarissa Mangueira

O Parlamento da Finlândia aprovou em uma votação final a legislação para modificar a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês). A votação teve 103 votos favoráveis e 66 contrários à legislação.

A lei implementa os novos poderes dados à EFSF pelos líderes europeus na reunião do dia 21 de julho. Isso inclui aumento da capacidade da linha de 250 bilhões de euros, para 440 bilhões de euros, e sua habilidade para fornecer fundos para recapitalização de bancos, comprar bônus no mercado secundário e disponibilizar linhas de crédito para os países membros da zona do euro que não receberam pacote de socorro.

A Finlândia se tornou hoje o décimo dos 17 membros da zona do euro a aprovar a expansão da EFSF. Os outros nove membros da zona do euro que já aprovaram a expansão da EFSF são: Bélgica, Eslovênia, França, Grécia, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Portugal e Espanha.

Alemanha, Finlândia e Áustria devem votar o projeto nesta semana. Na semana que vem, o plano deve ser votado pelo Parlamento do Chipre. Estônia, Malta, Holanda e Eslováquia devem apreciar o projeto em outubro. As informações são da Dow Jones.

Copyright © 2011 Agência Estado. Todos os direitos reservados.

 

 

 

Nenhum comentário: