08/09/2011

Acionistas da Brasil Ecodiesel aprovam incorporação da Vanguarda

 

Por Denise Carvalho | Valor

SÃO PAULO - Os acionistas da Brasil Ecodiesel decidiram hoje, em assembleia geral extraordinária, incorporar a produtora de soja Vanguarda. A reunião de acionistas foi realizada na tarde desta terça-feira na sede da empresa, em São Paulo, em segunda convocação. Na data da primeira convocação, dia 26 de agosto, não houve quorum suficiente para aprovar a proposta.

A incorporação era um fato esperado. O conselho de administração já havia aprovado a proposta depois de aceitar a recomendação do comitê de avaliação.

Com a operação, a Brasil Ecodiesel deve se tornar uma das maiores empresas de agronegócios com ações listadas na bolsa de valores, com faturamento de R$ 1,6 bilhão previsto para 2011. Outras empresas do setor com destaque na bolsa são a SLC Agrícola e a Brasil Agro.

A operação da Brasil Ecodiesel ocorre cerca de quatro meses depois que os maiores acionistas da empresa — o investidor espanhol Enrique Bañuelos e o empresário brasileiro Silvio Tini — tornaram pública uma divergência sobre a transação.

A proposta de incorporação foi apresentada por Bañuelos, dono de 50% da Vanguarda. Tini não concordava com a operação porque sua participação seria diluída, enquanto Bañuelos ficaria muito perto de obter o controle.

A divergência foi solucionada depois que Bañuelos vendeu sua participação para acomodar a entrada de outro investidor, Hélio Seibel — dono da Leo Madeiras, sócio da rede de materiais de construção Leroy Merlin e um dos maiores acionistas da Duratex.

Aparentemente, os investidores aprovaram a transação. A Brasil Ecodiesel encerrou o pregão cotada a R$ 0,64, uma alta de 4,92%.

(Denise Carvalho | Valor)

 

 

 

Nenhum comentário: