SÃO PAULO - Os principais índices acionários norte-americanos fecharam o pregão desta qurta-feira (7) com altas superiores a 2%, seu primeiro avanço mês de setembro. Os ganhos na sessão foram impulsionados pela expectativa do mercado de que o presidente dos EUA, Barack Obama, anuncie novos estímulos à economia em discurso a ser realizado na próxima quinta-feira (8).
Além disso, na Zona do Euro, a notícia de que o Tribunal Constitucional alemão autorizou a concessão de ajuda financeira de Alemanha à Grécia e à outros países endividados da Zona do Euro, trouxe alivo ao mercado.
Os investidores acompanharam ainda nesta sessão a divulgação do Livro Bege do Federal Reserve, que mostrou que a economia dos Estados Unidos segue se recuperando em "ritmo moderado".
Diante disso, o índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em forte alta de 3,04% a 2.549 pontos. O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em valorização de 2,86% atingindo 1.199 pontos, enquanto o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou alta de 2,47% chegando a 11.415 pontos.
Bancos e techs registram ganhos
As ações do Yahoo! registraram ganhos de 5,42%, após informar na terça-feira (6) que seu conselho retirou a CEO (Chief Executive Officer), Carol Bartz, e nomeou Tim Morse como chefe interino. A empresa também afirmou que vai montar um novo conselho de liderança que irá trabalhar em uma revisão estratégica dos negócios.
Já as ações do Bank of America Merril Lynch valorizaram 7,01%, depois de a companhia anunciar uma reestruturação em sua gestão, o que inclui a saída de dois executivos seniores e a nomeação de novos oficiais operacionais.
Enquanto isso, os reguladores dos EUA pediram recentemente aos grandes bancos, incluindo Bank of America, Morgan Stanley (+6,52%), o Citigroup (+4,62%) e JPMorgan (+4,13%) para executar testes de estresse em seus balanços para determinar a disponibilidade de levantamento de capital em um cenário de emergência.
Petrolíferas também ganham
No setor petrolífero, as ações da Chevron (+3,85%) tiveram ganhos após a gigante petrolífera anunciar que fez uma descoberta em águas profundas no Golfo do México.
No mesmo sentido, os ativos da BP (+2,47%) fecharam em alta após o CEO Tony Hayward voltar para os negócios do petróleo com um acordo para adquirir a Genel Energy por meio de uma aquisição reversa para criar um grupo no valor de US$ 4 bilhões.
Enquanto isso, a ConocoPhillips (+2,45%) pediu desculpas por um vazamento de petróleo no norte da China, dizendo que a empresa irá criar um fundo para pagar os custos de limpeza.
Produção industrial na Alemanha
Além da aprovação no novo pacote de auxílio à Grécia, ainda na Zona do Euro, a produção industrial da Alemanha cresceu 4% em julho, resultado que foi consideravelmente maior do que as expectativas do mercado, que esperava por um aumento de 0,5%.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário