14/09/2011

Fitch alerta sobre possibilidade de corte do rating da Espanha

SÃO PAULO - A Espanha corre o risco de ter seu rating soberano rebaixado, afirmou o diretor da agência de classificação de risco Fitch, Douglas Renwick, em entrevista à Bloomberg nesta quarta-feira (14). Atualmente, a agência atribui ao país a nota AA+, com perspectiva negativa.

Para justificar sua visão, Renwick cita o fraco crescimento da economia, o não cumprimento no ajuste do déficit das comunidades autônomas e a possibilidade de que a recapitalização dos bancos seja maior do que o esperado. “O desempenho do déficit regional aumenta a pressão sobre o governo central no sentido de fazer os cortes necessários”, observou.

Renwick disse ainda que um abrandamento econômico na Alemanha tornaria mais difícil para a Espanha cumprir a sua previsão de crescimento de 1,3% este ano - reduzida no ano passado para refletir o impacto das medidas de austeridade.

"Está se tornando mais e mais desafiador para a Espanha atingir a previsão oficial do PIB [Produto Interno Bruto], especialmente porque a economia alemã está se enfraquecendo".

Confirmação espanhola
De fato, o primeiro-ministro espanhol, José Luiz Zapatero, declarou nesta quarta-feira que as estimativas de crescimento do seu país “poderão ser afetadas” pelas tensões do mercado, principalmente devido à Grécia.

"O governo espera uma crescimento lento para o terceiro e quarto trimestres. As taxas de crescimento trimestral serão semelhantes às do segundo trimestre”, declarou Zapatero ao Parlamento.

Entre abril e junho, o PIB espanhol mostrou expansão de 0,2%, depois de um avanço de 0,4% nos primeiros três meses do ano. Desta forma, a taxa anual de crescimento da economia do país está em 0,7%.

 

 

 

Nenhum comentário: