26/08/2011

Corretora terá acesso a linha de redesconto do BC

 

Por Mônica Izaguirre

O Conselho Monetário Nacional (CMN) ampliou o universo de instituições financeiras que podem tomar empréstimos intradia no Banco Central. Essa linha de redesconto, que não tem custo financeiro, poderá ser acessada por qualquer instituição com Conta de Liquidação no Sistema de Transferência de Reservas (STR), como corretoras, distribuidoras de valores, cooperativas de crédito e outras empresas cujo funcionamento é autorizado pelo Banco Central.

Até então, somente instituições bancárias, ou seja, com conta de reserva no BC, podiam tomar empréstimo para devolução no mesmo dia, sem pagar juros. Com isso, o uso desse instrumento de socorro de liquidez estava restrito a bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de câmbio, bancos de investimento, de desenvolvimento e caixas econômicas.

A ampliação do acesso foi decidida ontem e tem como objetivo "aumentar a competição" do sistema financeiro e "favorecer a fluidez" no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), do qual o STR é parte, justificou o BC. É pelo STR que são feitas as transações entre instituições financeiras. Antes março de 2009, quando foram criadas as contas de liquidação no STR, as empresas não bancárias dependias dos bancos inclusive para fazer transações nesse sistema.

O desenho da linha intradia não muda. Os recursos podem ser tomados mediante entrega de garantia de 100%, somente na forma de títulos públicos federais. Trata-se de operação com compromisso de recompra do papel no mesmo dia pelo tomador do recurso.

 

 

Nenhum comentário: